15
maio

14º Encontro Locaweb – Parte II

Relembrando:

Na última quinta-feira, dia de 10 Maio, o Teatro do CIEE recebeu a edição de Porto Alegre do 14º Encontro Locaweb, com 14 palestras durante todo o dia.

O evento trouxe para a capital gaúcha temas como Crowdsourcing, startups, e-commerce, mídias sociais e diversos outros assuntos relacionados à internet.

Ontem (14), já comentei sobre a palestra de Tiago Flores Dias, sobre o mercado e os consumidores online. Hoje, vou falar sobre a palestra de Joaquim Torres, que tratou de um assunto que, para mim era desconhecido até então: as Starups.

Na palestra “Guia da starup: como criar e gerenciar produtos web rentáveis”, Joaquim Torres define uma Starup como “uma organização desenhada para criar uma solução para um problema de um conjunto de pessoas.”

Sendo assim, as startups são experimentos  e só passam a operar como uma organização “normal” depois que a solução do problema é criada e consegue se sustentar. É importante lembrar que a solução pode demorar algum tempo para tomar sua forma.

Joaquim também explica o que são os produtos web, defindo-os como “qualquer sistema web que permite que um usuário seja reconhecido quando ele retornar para utilizar o sistema.” Desta forma, todos os sites e sistemas web podem e devem ser considerados produtos web.

Como exemplo, ele mostra um case próprio, onde foi desenvolvido um sistema que ajuda as pessoas a calcularem as calorias ingeridas durante o dia a partir de informações coletadas pelo site. A partir da ideia e de um pequeno investimento, a ferramenta é colocada à disposição das pessoas e o experimento começa a gerar resultados. A partir destes resultados é que o sistema vai se aprimorando até chegar a uma forma eficiente e sustentável.

Torres destacou a importância de “colocar o sistema no ar” o mais cedo possível para fazer as mudanças e aperfeiçoamento a partir do retorno dos usuários.

“Se você não tem vergonha da sua primeira versão, demorou demais para lançar…”

Além disso, ele demonstra, a partir de suas próprias pesquisas que os testes A/B são fundamentais para definir até qual a cor de botão mais eficiente.

 

Para ver a apresentação completa sobre o case e muitas outras informações, você pode acessar o site www.guidastarup.com.br

 

 

Por Juliana Cappelatti

por: Marketing Viewer

Comente






Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

51 9246.0751 | vm@veramuller.com.br
© MARKETING VIEWER 2017