24
jun

A Cabeça de Steve Jobs.

Eu terminei de ler o livro: A cabeça de Steve Jobs de Laeander Kahney,o qual recomendo, e ele descreve a personalidade de um gestor focado nos detalhes e incansável, pela busca da perfeição, não somente pelos produtos, mas pelo composto do mix de marketing (preço, praça, promoção e produto).

A obra relata a queda da Apple, à beira da falência, e a retomada de Steve Jobs ao controle da empresa, além das suas atitudes, para que a marca Apple permaneça lucrativa e desejada.

Jobs tem um mantra: “foco e simplicidade”. A página 44, aborda as lições de Steve:

 

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Trabalhe: Arregace as mangas e comece a trabalhar imediatamente.

Encare as decisões difíceis: Jobs tem que tomar algumas decisões difíceis e dolorosas, mas encara a situação.

Não se deixe levar pelas emoções: Avalie os problemas de sua empresa de forma objetiva, com a cabeça fria.

Seja firme: De forma alguma seria fácil, mas Jobs foi firme e justo quando voltou à Apple e começou sua drástica reorganização. Sabia o que tinha que ser feito. Levou o tempo necessário para explicá-lo e esperava que os funcionários seguissem suas diretrizes.

Busque informação; não faça suposições. Faça uma inspeção completa da empresa e baseie suas decisões em dados, não em suposições. É duro, mas justo.

Busque ajuda. Não coloque toda a carga sobre as próprias costas. Jobs pede ajuda da companhia e a obtém. Os gerentes ajudam a carregar o peso de eventuais cortes.

Foco significa dizer “não”. Jobs concentra os recursos limitados da Apple em um pequeno número de projetos que ela pode executar bem.

Mantenha o foco: não dê margem ao excesso de funções. Mantenha as coisas simples, o que é uma virtude em um mundo de tecnologia excessivamente complexa.

Concentre-se naquilo em que você é bom; delegue o resto. Jobs não dirige filmes de animação nem namora Wall Street. Ele se concentra naquilo que é bom.

As lições acima têm fundamento, no meu ponto de vista, muitas vezes perdemos o foco da empresa em que atuamos, esquecemos de nossos reais objetivos, como conseqüência a empresa fica sem posicionamento e identidade de marca.

 Boa leitura!

por: Marketing Viewer
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