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jul

A capacidade de reinventar-se!

Em um mercado composto por consumidores mutantes, sem fronteiras, com ofertas nacionais e internacionais reinventar é uma questão de sobrevivência mercadológica.

Porém, algumas empresas imersas em rotinas e lideranças impositivas bloqueiam a capacidade da empresa em reinventar-se. Para que novas atitudes, novos produtos, novos modelos de venda e uma nova forma de comunicação sejam implementados, é necessário que a empresa esteja preparada e disposta a inserir a cultura do reinventar-se”.

Cultura que deve ser aplicada nas diversas áreas da empresa, para que seja um movimento estratégico relevante e percebido pelos consumidores dispostos a pagar por novas ofertas de valor.

Ponto estratégico para a cultura da reinvenção:

Pessoas- Qual a capacidade e o comprometimento dos seus profissionais em reinventar-se?

Os profissionais são fundamentais neste processo pela sua curiosidade em aprender, a disposição para a mudança, a capacidade de transformar uma ideia em uma ação. Quantos profissionais você conhece com este perfil? Você gostaria de ter um profissional com este perfil em sua equipe?

Então, há infinitas possibilidades para o profissional que sabe reinventar suas competências, deste que estas sejam percebidas pelo consumidor. Pois oferecer algo novo, sem uma contrapartida de valor, é uma estratégia sem lastro.

Reinventar-se requer inteligência, estratégia e foco. Existe o momento do brainstorm, mas também existe o momento da idealização com valor percebido. “A viagem” tem um custo de tempo e dinheiro.

Apenas como lembrete: A responsabilidade do profissional em reinventar-se é do indivíduo. A empresa pode estimulá-lo e inspirá-lo!

Fazendo a diferença: A empresa desenvolvendo a capacidade de reinventar-se vai estar à frente de seus concorrentes, terá um posicionamento distinto no mercado. Esta diferença não está relacionada apenas ao produto, mas também a forma de distribuição e comunicação.

Algumas empresas vendem a mesma “essência de produto”, porém o ponto da reinvenção está na comunicação e distribuição. Entre estas marcas podemos citar: Coca-Cola( refrigerante), Havaianas, Leite Moça…

Algumas marcas reinventaram suas estratégias de produto, distribuição , comunicação e precificação. Este pode ser o início do exercício. Questione-se em relação às mudanças destas variáveis analisando os resultados destas reinvenções no impacto positivo ou negativo das vendas.

Reinvente-se ou pode ser tarde! Você estará fora do mercado!

 

por: Marketing Viewer

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