30
jun

A concorrência é entre as marcas.

 

A discussão parte do ponto: A concorrência é entre os produtos e ou entre as marcas?
A segunda opção é mais coerente para um mercado competitivo sem limitações geográficas. Claro que uma marca sem produtos inovadores e de qualidade não se mantém no mercado.
Mas as marcas são “a representação do conceito da empresa”, sua identidade. Nesta dimensão o intangível tem relevância, e os pontos de contato da marca devem ser estrategicamente desenvolvidos e implementados.
O consumidor deve perceber claramente a proposta da marca, pela comunicação, atendimento, serviços e produtos. Deve haver um fio condutor com a mesma linguagem. Um desafio para o estrategista de branding (gestão da marca).

O primeiro passo é alinhar o discurso da marca dentro da empresa. Faz-se necessário um programa de endomarketing para o desenvolvimento de branding, lembrando-se da importância em todas as áreas: vendas, design, marketing e produção para o sucesso da estratégia da marca, pois se vende um conceito.

O segundo passo é desenvolver um plano de comunicação deste conceito para o mercado, através do ambiente virtual e real.
O monitoramento da estratégia é fundamental, para que em nenhum momento o discurso da marca não seja coerente com o posicionamento proposto.
Pela abordagem até o momento, verifica-se a complexidade da concorrência entre as marcas e a necessidade de um planejamento estratégico, pois de forma empírica não é possível orquestrar o branding.
Mas existem vantagens com valor distinto para o investimento na estratégia de branding, como: 1) Valor percebido pelo consumidor; 2) Atratividade de marca; 3) Foco no valor # do preço; 4) Elasticidade do negócio para o lançamento de novos produtos.
O desenvolvimento de uma marca pode exigir paciência e persistência, mas os benefícios para a empresa são de médio e longo prazo. A marca é “a representação do conceito da sua empresa”, quando o consumidor entende e deseja este conceito o seu negócio é relevante para o mercado.

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por: Marketing Viewer

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