21
fev

A filosofia do sistema colaborativo.

Há uma transformação de conceitos com reflexos comportamentais, o que faz parte da evolução humana, característica intrínseca dos humanos e do meio-ambiente em que estamos inseridos.

A mudança, a transformação, desafia a gestão das empresas e a própria vida. Como a  filosofia do sistema colaborativo, uma tendência presente na pauta de empresas, cidades, universidades, entre outras organizações que tem interesse em acompanhar  as mudanças de uma sociedade.

Dentre esta filosofia, criam-se alguns conceitos como: consumo colaborativo, economia colaborativa, conhecimento colaborativo….

O consumo colaborativo oferece uma nova economia com atitudes sustentáveis, com práticas de consumo de bens e serviços, sem que haja a necessidade de compra, mas com diferentes modelos de consumo como: compartilhar, emprestar, alugar ,trocar e doar.

Um novo estilo de vida com práticas sustentáveis, pautadas no verbo compartilhar, o que enaltecem as atitudes humanas e preservam o meio ambiente. De um comportamento individual para um comportamento coletivo.

Um estilo com uma vida mais bonita, uma vida em rede. Como o bike sharing. Algumas cidades do mundo usam o  sistema público de empréstimos de bicicletas, estimulando a mobilidade das pessoas através do uso delas, proporcionando um vida mais saudável e sustentável.

Outro exemplo é o da empresa Tecnisa com plataformas diferentes em seus projetos, incentivando os seus clientes adotarem as práticas sustentáveis. Como o bike sharing, disponibiliza em seus projetos o uso comum de bicicletas aos seus  condôminos, e ,o car sharing, onde os clientes do empreendimento Tecnisa podem compartilhar um carro disponibilizado para o condôminio.

Na área do conhecimento ganhamos através da inteligência coletiva, com diversos saberes, que vão agregando valor a determinado assunto, projeto e ideia.

Algumas empresas estão  inserindo em suas práticas de gestão a plataforma da inteligência coletiva. Através de métodos e plataformas colaborativas , envolvem diversos conhecimentos, ideias e soluções, geradas através de fontes internas (seus colaboradores) e externas (fornecedores, universidades, consumidores.

Esta nova forma de consumo e colaboração está ganhando adeptos em todo o mundo. Como a sua empresa prática a filosofia do sistema colaborativo?

É importante refletir sobre esta questão, talvez uma empresa com práticas colaborativas e sustentáveis tenha resultados diferenciados. Inspire-se.

p4gz301tayopen_minded_neon_sign

por: Marketing Viewer

Comente






Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

51 9246.0751 | vm@veramuller.com.br
© MARKETING VIEWER 2017