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A transformação ! Analógicos e digitais em um único mercado

A diversidade de gerações estimula comportamentos diferentes: os analógicos e os digitais.  Ambos com características próprias sendo atendidos pelas mesmas marcas.

Porém, suas expectativas e motivações de compra são diferentes e as marcas devem entender e preparar-se com estratégias e táticas para atender estes consumidores.

Preparar-se neste caso significa conhecimento e flexibilidade para atender consumidores com diferentes expectativas. O desafio em atender o consumidor mutante  que esta sempre testando as marcas, buscando novos conceitos em produtos; distribuição, comunicação e preço.

Mas para desenvolver o aprendizado corporativo se investe em tempo, pessoas e  capital, com o desafio de equilibrar os investimentos entre o analógico e o digital.

Sabe-se que um ambiente (analógico e digital) impacta  diretamente na estratégica do outro. Por exemplo:

No ambiente digital:

1-    Os preços praticados em lojas on-line são mais agressivos do que os preços praticados em lojas físicas;

2-    A comunicação no ambiente virtual  é  focada na interação com o consumidor, exigindo uma resposta rápida da empresa;

3-    Alguns  negócios virtuais  tem características “beta”, ou seja, estão em teste , sendo co –criados  entre empresa e consumidor;

4-    A ilusão do e-commerce: Abrir uma loja virtual não garante venda . É necessário muito investimento em comunicação, estratégias diferenciadas para preço e produtos.

No ambiente físico:

  1. Deve-se oferecer experiência de compra. O atendimento é o protagonista  da estratégia. A variável preço é importante, mas não a principal.
  2. Serviços podem  ser o mote estratégico,  ou seja, focar em facilidades ao cliente, como estacionamento.
  3. Entretenimento. Tornar a compra prazerosa. O momento da compra deve ir além da transação de troca entre produto e dinheiro.
  4. A compra por conveniência  ganha destaque. No ato  da compra o consumidor deseja levar a mercadoria.

Enfim, pode-se listar  através de uma brainstorming inúmeras situações  destes ambientes, o que é aconselhado, para então escolher quais  estratégias e táticas são adequadas para a proposta de sua marca.  Além deste olhar externo, deve-se analisar sobre a perspectiva das competências interna da empresa para a implementação de suas escolhas estratégicas.

Pois algumas empresas nasceram  com um pensamento analógico, uma quebra de paradigmas nos modelos mentais corporativos, onde o tempo não é mais aliado  em que a velocidade do digital está muito à frente do analógico.

Então sua marca esta inserida  com sucesso nestes dois ambientes?

Publicada originalmente no Jornal Exclusivo.(setembro 2013)

 

 

 

 

 

por: Marketing Viewer

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