15
jan

A única certeza , é a certeza da mudança!

A única certeza, é a certeza da mudança, assim começa a nossa reflexão para  o ano de 2014. A estabilidade e previsibilidade fazem parte de um passado distante. O consumidor não é mais fiel, novas marcas surgem no mercado, os modelos de venda são repensados para atender um consumidor mutante e ávido a experimentar novas ofertas de produtos e serviços.

O processo em pensar a mudança e a transformação dos negócios deve ser pauta constante nas empresas. As premissas :  “sempre fazemos assim“ e time que está ganhando não se mexe,” devem ser repensadas.

O maior desafio da mudança é a resistência do ser humano, dos modelos mentais que foram desenvolvidos aos longos dos anos, a falta de vontade, o entusiasmo e a adrenalina em aprender, além do ego individual que acha que a forma que pensa  e faz está certo.

Dez reflexões  importantes para a mudança!

1-    Entender  que o mercado está em constante transformação;

2-    A cada ano, inove no mínimo 5% dos seus negócios;

3-    Incentivar os profissionais das diversas áreas da sua empresa a inovarem;

4-    A mudança deve fazer parte da cultura da empresa;

5-    Criar um ambiente próprio para a mudança;

6-    Seja humilde;

7-    Tenha mente aberta para aprender sempre;

8-    Há mais oferta do que procura, sua oferta pode ser substituída a qualquer momento;

9-    Coragem para ousar;

10-Incentivar a curiosidade.

Geralmente a mudança ocorre na dimensão dos produtos, com investimento em novas coleções e lançamento de novos produtos. Mas não podemos esquecer de repensarmos  estrategicamente a  distribuição, comunicação e precificação destes produtos.

A mudança deve ser traduzida em todas as dimensões da empresa, e principalmente percebida e valorizada pelo consumidor. Este é o desafio: gerar mudanças que agreguem valor ao negócio e a  marca.

Outro desafio tão importante  quanto gerar valor, é preservar o DNA da marca, as mudanças devem estar alinhadas ao posicionamento estratégico da marca.

Percebe-se quando algumas marcas ousam em suas estratégias, surge a pergunta clássica: Por que não pensei nisso antes?

Você está preparado para ser um gerador de mudanças que agreguem valor ao seu negócio?

A mudança transforma,  energiza, reinventa, é dinâmica, e é a única certeza para 2014!

Publicada originalmente na coluna do Jornal Exclusivo 14/01/2014

 

 

 

 

 

por: Marketing Viewer

Comente






Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

51 9246.0751 | vm@veramuller.com.br
© MARKETING VIEWER 2017