Apenas 5%!

A  concorrência é entre as marcas.Para ter sucesso na estratégica a marca precisa ter um valor distinto percebido pelo consumidor.

Valor distinto e percebido pelo consumidor versus 5%, este é o mote deste post.

Reflexão 1: Como a marca pode ter valor distinto se não faz nada diferente?

Aqui  o jogo não refere-se a tudo ou nada, mas apenas 5%. Este é o highsight , para começar a estratégia do valor distinto para a marca.

Simplesmente pense  no orçamento da sua empresa:  Separe apenas 5% para novos modelos mentais de negócio. Não estou fazendo uma análise de números absolutos, mas relativa.Neste momento não importa a quantidade , apenas a capacidade em investir em novas possibilidades.  

Planeje o diferente em sua empresa. Questione sobre as variáveis chaves e no que elas se diferenciam em relação ao concorrente.

Estas variáveis que menciono devem ter uma escala de prioridade no foco, pode  ser semestral ou anual, depende da capacidade de inovação da empresa.

Variável 1àProduto. Reserve 5% para investir diferente na estratégia de produto.Este investimento pode ser: no produto, na embalagem, no design, em tecnologia…. Algo que você não faria, mas que separou no seu orçamento 5% e terá que investir em algo diferente.Pense diferente. Lembre-se: 5% é o que vai mostrar que você tem um produto diferente ao mercado .

Variável 2-> Vendas. A empresa deseja resultados diferentes da equipe de vendas, porém age da mesma forma. 

Reserve 5 % apenas, para implementar um novo modelo de vendas; um aprendizado diferenciado para  os vendedores, surpreenda sua equipe apenas 5% com algo diferente que ela surpreenderá o seu cliente.

Outras variáveis que você pode focar: distribuição, comunicação, endomarketing…

O importante é você separa no seu orçamento 5% para ter a capacidade em pensar diferente, isto deve estar no planejamento.

Os efeitos  dos 5% podem ser: produtos diferenciados no mercado; atratividade de marca , novas formas de venda, valor percebido pelo cliente, maior rentabilidade.

publicado originalmente :Coluna Exclusivo

 

 

 


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Vera Müller

Mestre em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing pela UFRGS, denomina-se uma apaixonada pelo marketing e estratégias inovadoras. Cursou especialização na HEC Paris, MBA na ESPM em Porto Alegre, graduação em Administração de Empresa e Contabilidade na FACCAT é admiradora de marcas, estratégias e ideias inovadoras. Recentemente encontrou no esporte uma nova paixão, hoje é praticante de corridas e está sempre em busca de novos desafios.

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