05
maio

Branding :2+2=5 / Branding sensorial.

Ir além da expectativa do consumidor, surpreender e estimular os seus sentidos, pode ser uma alternativa para oferecer uma vantagem distinta através dos vínculos emocionais da marca.

A equação 2+2 =4 é o básico. Pensar em transformar este resultado através do branding sensorial, usando o poder em ativar a mente das pessoas com componentes de marca que podem criar uma conexão mágica, magnética, distinta e duradora, trabalhando os cinco sentidos do ser humano (olfato, audição, tato, visão e paladar).

Conforme Martin Lindstrom, incorporar nossos cinco sentidos tem funcionado espetacularmente bem ao conectar emocionalmente as pessoas aos rituais da fé. Pense nisso: a tremulação das velas devocionais; o incenso queimando e fumegando; a erupção do coro em canções de vibrante devoção. Há ostentação, trajes elaborados, comunhão, comida para ocasiões especiais. Mesmo o sexto sentido recebe um local especial no panteão das religiões mundiais.

O branding sensorial tem a ver com os rituais, os quais devem ser repetidos continuamente para ativar os sentidos do consumidor com as conexões emocionais de marca.

Algumas marcas estão inserindo algumas ferramentas de comunicação sensorial, como a Nívea, que desenvolveu um comercial veiculado no cinema, trabalhando: som, imagem e aroma. No comercial tinha a imagem de praia, “som das ondas do mar” e o cheiro do protetor solar Nívea foi espalhado no cinema. A aceitação entre os frequentadores do cinema foi além das expectativas do anunciante.

Um aluno de pós-graduação, procurou-me para orientar um artigo com o título: DO CADARÇO AO CHEIRO DA SOLA: AS PERCEPÇÕES SENSORIAIS DE UMA MARCA DE TÊNIS E O VÍNCULO COM O CONSUMIDOR, um desafio para ambos- aluno e orientador, mas no final conseguimos , foi uma prova de como podemos aplicar o marketing sensorial em diversos segmentos. ( http://www.marketingviewer.com.br/da-textura-do-cadarco-ao-cheiro-da-sola-percepcoes-sensoriais-como-fator-de-diferenciacao-de-uma-marca/ )

Recomendo o livro Brandsense de Martin Lindstrom, para quem tiver interesse em conhecer sobre os segredos sensorias por trás das coisas que compramos.

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por: Marketing Viewer

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