Co -branding

Para comemorar os 50 anos da boneca a Barbie, a Fiat lançou a versão pink do Fiat 500 um carro compacto italiano (up!). A carroceria é toda rosa – choque, já o interior, além do rosa, tem também detalhes na cor creme. O carro ainda tem detalhes de cristais, antena com iluminação em leds, para deixá-lo  chique e charmoso como a Barbie.

Além de ser um produto comemorativo, este modelo de negócio chama-se co-branding, basicamente uma empresa fábrica e as duas assinam, é diferente do conceito de licenciamento e terceirização. O co-branding é uma sinergia de grandes marcas, com objetivo de agregar valor ao produto, ao negócio e lógico as marcas.

No mercado existem outros exemplos de co-branding como: tênis Adidas com a marca Goodyear,  Lap-top á italiana: a Acer e Ferrari, Renault viu na marca de perfumes o Boticário uma boa ferramenta de marketing para aumentar o público-alvo de seu modelo Clio. A idéia era conquistar as mulheres. Deu certo. Tanto que reeditou a série especial.

O interessante do modelo de negócio co-branding é oferecer ao mercado um produto inusitado, em que apenas uma das marcas não teria este diferencial, compartilhar idéias, projetos é uma forma de agregar valor ao seu negócio.

carrodabarbie4


Compartilhe:

Vera Müller

Mestre em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing pela UFRGS, denomina-se uma apaixonada pelo marketing e estratégias inovadoras. Cursou especialização na HEC Paris, MBA na ESPM em Porto Alegre, graduação em Administração de Empresa e Contabilidade na FACCAT é admiradora de marcas, estratégias e ideias inovadoras. Recentemente encontrou no esporte uma nova paixão, hoje é praticante de corridas e está sempre em busca de novos desafios.

Uma resposta para “Co -branding”

  1. Sabrina Makhamra disse:

    AMEI ESSE CARRO!!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *