28
set

Consumidor: de passivo para ativo.

No início, o marketing era uma ATIVIDADE DE MASSA, e o consumidor era predominante passivo, as empresas lançavam produtos e serviços padronizados pela identificação e das necessidades da maioria dos clientes. NESTA FASE, O CONSUMIDOR NÃO TINHA ROSTO NEM NOME, SENDO APENAS MAIS UM MEIO A MULTIDÃO.

Com a evolução da economia, da tecnologia e dos padrões de consumo, surge o chamado MARKETING DIFERENCIADO OU SEGMENTADO, em que as empresas buscam ajustar suas estratégias a grupos de consumidores específicos, customizando suas ofertas de acordo com as exigências e com o perfil deles.

Finalmente,na década de 1990, diversas empresas realizaram o MARKETING INDIVIDUALIZADO OU MARKETING UM A UM, no qual cada cliente  é tratado individualmente, em um relacionamento próximo e interativo, podendo delimitar as especificações do produto ou do serviço que melhor atendam os seus desejos.

No marketing segmentado quanto no individualizado o cliente passou a ter um papel ativo na definição da oferta das empresas, o que exigiu destas a customização e a personalização dos seus produtos e dos meios de comunicação e vendas.

MARKETING INTERATIVO: conjunto de ações de marketing direcionadas a criar uma interação entre o cliente e a empresa, na qual ele tem um papel ativo, possibilitando a personalização e a customização dos produtos e dos serviços oferecidos por ela.

Com a evolução da tecnologia da informação e da comunicação especialmente a internet, o marketing interativo evoluiu para o marketing digital.

A expectativa é que o marketing eletrônico venha a se tornar uma estratégia competitiva, primordial e amplamente adotada pelas empresas.

A maioria dos consumidores de hoje estão personalizando ativamente suas experiências digitais e provando o nicho de conteúdo e vídeo com uma crescente freqüência. Estamos na era do comportamento do consumidor digital, este tem um papel ativo nas organizações participando de estratégias de produto e de comunicação.

Fonte: Limeira Tânia M. Vidigal , E- marketing

por: Marketing Viewer
Categoria: Consumidor

Comente






Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

51 9246.0751 | vm@veramuller.com.br
© MARKETING VIEWER 2017