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Consumidores mutantes versus ofertas ilimitadas!

Consumidores mutantes versus ofertas ilimitadas!

 

Em um mercado composto por consumidores mutantes, sem fronteiras, com ofertas de produtos nacionais e internacionais acessíveis à compra, tornar uma marca atrativa ao consumidor é um desafio.

Até dois anos atrás não tínhamos o volume de vendas online no segmento de calçados como nos dias atuais, mesmo representando uma participação pequena, em relação ao share total das vendas neste segmento. Pode-se verificar que é uma tendência de compra. Segundo o relatório (2013) webshoppers do e-bit, a categoria moda e acessórios está em primeiro lugar em volume de vendas on-line, ultrapassando a categoria de eletrodomésticos.

No incremento de vendas on-line do segmento calçadista, destaca-se o aprimoramento deste modelo de negócio, entre eles, a co-criação. Neste modelo o consumidor passa a ter uma papel ativo na compra e pode co-criar o seu calçado em parceria com a empresa. Como exemplo, pode ser citado o case da marca Nike, com o id studio oferecendo o modelo de co-criação.

O consumidor on-line de calçados busca praticidade e diversidade em produtos, marcas e preço, quando escolhe a opção de compras no ambiente virtual, em sites confiáveis.

Para o ambiente real, a diversificação de modelos de negócio com o propósito de atrair o consumidor vem transformando também o conceito do varejo off-line do segmento calçadista. Através de suas lojas monomarcas, multimarcas, lojas conceito, temporárias e pop up store, oferecem experiências de compras, com maior ou menor intensidade, depende do modelo de negócio e relevância de marca.

Com eventos em lojas para lançar coleções da estação, micro coleções, produtos cápsulas, comprar torna-se um momento de prazer e descontração para mulheres e homens, justificando o deslocamento e disponibilidade de tempo para efetuar uma compra.

Tanto homens como mulheres desejam momentos de descontração, alinhados ao prazer da compra de um sapato, resultando em experiência de compra.

Observam-se dois ambientes (virtual e real) para o mesmo consumidor. Estar presente e disponível ao consumidor é uma diretriz estratégica das marcas de calçados. Estas marcas devem ter um posicionamento distinto e percebido pelos consumidores para que estes escolham seus produtos na hora da decisão de compra.

Enfim um consumidor mutante, experimentando novas formas de compra, sendo apenas leal as marcas, em um mercado com ofertas ilimitadas, desafia as empresas. Fica a reflexão: Por que o consumidor irá comprar o seu produto?

por: Marketing Viewer

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