18
jan

Crowdsourcing

Colaboração é tendência.

Apesar de o termo crowdsourcing se tornar conhecido somente agora, é algo que já está presente há muito tempo nas nossas vidas. Mas, para entender isso, é preciso saber o que este termo significa.

O termo crowdsourcing vem das palavras CROWD (multidão) e SOURCE (fonte, origem), ou seja, se refere a algo que tem origem, que tem como fonte, as pessoas (muitas). Para ser mais precisa, este é um modelo de criação/produção que utiliza a inteligência e o conhecimento coletivo de pessoas ao redor do mundo, que colaboram de forma voluntária.

crowdsourcing-nuvemdetags-marketingviewer.com.br

A Wikipédia, criada em 2001, talvez seja o maior e mais conhecido exemplo de crowdsourcing. Com milhões de artigos, escritos em centenas de idiomas, é uma enciclopédia livre, escrita e editada ser forma colaborativa, assim, qualquer pessoa no mundo pode criar ou alterar seu conteúdo.

Está sendo lançado o Wikivoyage, um guia de viagem que segue o formato livre da Wikipédia

É um modelo claro de convergência da inteligência e conhecimento coletivo que se volta para benefício desta mesma multidão que o cria e todo o resto da população. Além dessa gigante, diversos outros projetos de crowdsourcing contribuem com diversos outros campos, entre eles a da saúde, da ciência e da comunicação:

 

Planet Four: voluntários podem ajudar a mapear a superfície de Marte, acelerando o trabalho de análise do planeta.

Fold.it: cientistas podem trabalhar com uma enzima de proteína 3D e encontrar fórmulas e soluções que ajudem a combater doenças e problemas reais, como o vírus do HIV.

Re-captcha: a ferramenta do Google ajuda a digitalizar documentos e livros, onde as pessoas informam palavras que não puderam ser reconhecidas pelos scanners.

 

Tratando-se de comunicação/marketing, uma boa referência de crowdsourcing é o Brand Tags. Nele, é possível “medir” uma imagem de marca através do seu logotipo. As pessoas são convidadas a adicionarem tags que representem a primeira coisa que lhes vêm à cabeça ao enxergarem o logotipo.

crowdsourcing-nescafe-marketingviewer.com.br

 Concluindo, o crowdsourcing é um projeto colaborativo, onde todos podem contribuir com seu conhecimento e tempo, não deixa de ser uma mobilização em busca de um objetivo comum, seja ele na área e campo que for.

Você já participou de algum projeto destes? Conhece algum interessante? Conte para nós nos comentários!

 

 

Por: Juliana Cappelatti

fonte | fonte | fonte

 

por: Marketing Viewer

Comente






Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

51 9246.0751 | vm@veramuller.com.br
© MARKETING VIEWER 2017