06
maio

Desafio de branding: Posicionar a marcar na mente do consumidor. Ser único em um universo de diversidade!

O que é ser único em um universo de diversidade?

Foco talvez seja a palavra do momento para responder esta pergunta, em um universo mercadológico com intensa oferta , ter clareza  sobre o posicionamento da marca e das intenções estratégicas da empresa.

Corroborando com os conceitos de 1-branding e 2-marketing no seu  melhor significado:

1-O principal objetivo de um programa de branding nunca é o mercado para o produto ou serviço. O principal objetivo de um programa de branding é sempre a mente dos consumidores. A mente vê primeiro. O mercado segue a mente. (Al Ries)

2-Marketing é fazer com que os esforços de vendas sejam amenizados, ou, desnecessários. (Philip Kotler)

O desafio: A sinergia das ferramentas de marketing: distribuição, produto, comunicação e produto com o propósito da marca são necessárias para o posicionamento distinto da marca na mente dos consumidores.

Em relação a construção da marca, para que esta  tenha um posicionamento sustentável, é necessário que o consumidor encontre o produto. O desafio neste caso alinhado a distribuição é estar onipresente ao consumidor. Algumas questões a serem respondidas:

1) Quais os canais de distribuição?

2) Quanto investir em cada canal de distribuição?

3) Como ser relevante nos diversos canais de distribuição?

4) Como gerenciar o conflito nos diferentes canais de distribuição?

Uma certeza: estar onipresente é necessário para que o consumidor possa fazer suas escolhas neste universo de ofertas. Porém construir uma marca relevante nas diversas formas de consumo, sem perder a identidade e o foco da marca, é o desafio o qual requer muito planejamento e estratégia.

Quando a marca tem um posicionamento claro e relevante reconhecido pelo consumidor agrega valor ao negócio. Reforçando esta marca gera receita quando o consumidor encontra e compra o produto.

Para ser único em universo de diversidade o marketing e vendas devem trabalhar juntos com o mesmo foco, alinhados, com a comunicação fluida entre as áreas. Empresas de sucesso tem posicionamento distinto com  vendas realizadas!

IMG_4193

por: Marketing Viewer

Comente






Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

51 9246.0751 | vm@veramuller.com.br
© MARKETING VIEWER 2017