# Descomplique

Você já parou para pensar o que realmente o cliente espera de sua empresa? Muitas vezes na ansiedade em oferecer novos serviços e produtos, esquecemos do core business, ou seja , a parte central do  negócio.

Oferecer com excelência a essência da marca, pode ser uma inovação, ser o melhor em sua oferta. Além de oferecer de forma simples os produtos e serviços, comunicar de formar clara e objetiva, sem muito invencionismo, o que pode tornar a mensagem confusa.

 Falta da simplicidade em  oferecer o que realmente  o consumidor quer comprar. São tantas abordagens em um processo de compra que se torna irritante.

Em uma simples compra à vista, o vendedor solicita dados como e-mail, telefone… Não entendo qual a necessidade destes dados para uma compra à vista. Além desta abordagem, pergunta sobre cartão fidelidade, cartão de pontos…Fica “teclando sem parar”, preocupado com o roteiro de venda destes benefícios e esquece das atitudes simples, entre elas: a agilidade na venda e olhar para o cliente.

Sinto falta de comprar um sapato de inverno no inverno. As marcas no inverno já estão comunicando o próximo verão e ofertando produtos  desta estação, fora de sintonia com as necessidades do cliente.

Então sugiro a estratégia do # descomplique com as seguintes diretrizes:

1-    Reflita sobre o seu core business e o alinhamento da oferta de produtos e serviços em relação ao seu négocio central;

2-    Desenvolva um brainstorming sobre as reais necessidades dos seu clientes;

3-    Analise se o que marca oferece é a real necessidade do cliente;

4-    Mapeie sua rota de atendimento e descomplique ao máximo;

5-    O livro, A cabeça de Steve Jobs, pode inspirar a estratégia do #descomplique: Tenha coragem em lançar menos produtos, em uma citação do livro,  Steve Jobs reduziu drasticamente o número de projetos em desenvolvimento deixando apenas os que realmente podem fazer a diferença no mercado;

6-    Na comunicação da marca seja claro, não confunda a mente do cliente;

7-    Lance produtos dentro da estação;

8-    Respeite o ciclo de vida dos produtos, não mate seus produtos no lançamento.

Para a estratégia do # descomplique são necessários  três pilares : Planejamento, confiança e auto-estima. Acreditar na estratégia , fazer acontecer e não mudar com um pequeno sussurro no ouvido, de que o concorrente faz melhor…, temos que lançar novos produtos….. Persistência na estratégia podem fazer a diferença no mercado!

publicado originalmente na coluna do jornal exclusivo


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Vera Müller

Mestre em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing pela UFRGS, denomina-se uma apaixonada pelo marketing e estratégias inovadoras. Cursou especialização na HEC Paris, MBA na ESPM em Porto Alegre, graduação em Administração de Empresa e Contabilidade na FACCAT é admiradora de marcas, estratégias e ideias inovadoras. Recentemente encontrou no esporte uma nova paixão, hoje é praticante de corridas e está sempre em busca de novos desafios.

2 respostas para “# Descomplique”

  1. luciane ely disse:

    Gostei muito desta coluna, que li primeiro no jornal Exclusivo. Concordo com tudo 100%. Até vou usar o texto aqui na empresa; não fabricamos sapatos, mas couros. Mesmo assim, vamos descomplicar também.

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