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nov

E se 47% das marcas não existissem?

O site Exame.com publicou uma matéria mostrando os resultados de uma pesquisa que avaliou o quanto as marcas impactam na qualidade de vida dos consumidores que revelou que 47% das marcas poderiam sair do mercado e não fariam falta.

Segundo o site, o Grupo Havas divulgou os resultados da sua pesquisa “Meaningful Brands for a Sustainable Future”, realizada desde 2008.

Na pesquisa global, foram abordados consumidores de 14 países. Em geral, para os entrevistados, somente 20% das marcas fazem uma contribuição positiva para a qualidade de vida dos consumidores. Esse percentual sobe para 33% no Brasil.

“Outro dado que difere o consumidor brasileiro dos demais é que 71% das marcas poderiam simplesmente desaparecer amanhã sem fazer qualquer diferença na vida das pessoas, enquanto que no Brasil esse índice é de 47%, demonstrando que para os brasileiros há mais marcas que fazem a diferença”, afirma André Zimmerman, diretor geral da Havas Digital no Brasil.

No Brasil, foi investigada a percepção dos consumidores em relação a 31 marcas de empresas de diferentes setores da economia: automóveis, finanças, bens de consumo, farmacêuticas, varejo, entre outros.

Em uma das etapas, os consumidores entrevistados para a pesquisa deram notas para as marcas selecionadas em 26 atributos referentes ao tema sustentabilidade, divididos em seis categorias:

  • Posicionamento de mercado (oferece produtos e/ou serviços de qualidade, cria produtos e/ou serviços inovadores, seus produtos e/ou serviços têm preço justo, entre outros)
  • Local de trabalho (remunera seus funcionários de forma justa, oferece condições adequadas de trabalho),
  • Comunidade (usa fornecedores locais quando possível, colabora para o desenvolvimento da comunidade, está realmente interessada na comunidade)
  • Economia (o negócio contribui para o desenvolvimento econômico do país)
  • Meio ambiente (usa matéria-prima de fontes sustentáveis, usa embalagem reciclável, ajuda o consumidor a ser mais ambientalmente responsável),
  • Governança e ética (é líder no seu mercado de atuação, é aberto, transparente, ético)

As cinco marcas melhor avaliadas pelos brasileiros foram:

  1. Petrobras
  2. Danone
  3. Colgate-Palmolive
  4. Pirelli
  5. Brasil Foods

Segundo o estudo, estas marcas conquistaram sua posição no ranking porque estão conduzindo bem os três pilares que tornam as marcas significativas para os consumidores: estão promovendo qualidade de vida para as pessoas, estão promovendo a sustentabilidade e estão fazendo com que cada interação com seus consumidores seja significativa e engajadora.

A Petrobras é vista como uma marca que representa o país. Todas as suas iniciativas são projetadas para estabelecer um vínculo entre a companhia e os patrimônios brasileiros – seja ele natural (projeto Amazonas, Projeto Tamar) ou cultural (Futebol, Olimpíadas e outros).

por: Marketing Viewer
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