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dez

E se o seu e-commerce fosse uma loja física?

Atender bem e receber feedback dos consumidores nas lojas é relativamente simples, basta observá-lo. Durante sua visita à loja, é possível perceber quais produtos mais o atraíram e a sua reação diante do preço e da qualidade, por exemplo.

Na loja virtual, a regra é a mesma. É fundamental observar o comportamento dos visitantes para entender o motivo da visita ter sido convertida ou não em venda.

Qual foi a busca dele? Em quais produtos ele clicou? Quanto tempo ele permaneceu em certa página? Ele adicionou algo no carrinho? Abandonou a compra durante o processo? Quando ele fez isso?

Todas estas perguntas podem ser respondidas pelas métricas. Em formas de gráficos ou dados, não basta obter a informação, é extremamente necessário entendê-la e saber o que fazer com ela.

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A navegação não está boa? O consumidor fez uma busca e não encontrou o que estava procurando? Na hora de selecionar o frete ele desistiu da compra?

Comece as mudanças pelo que não agrada. Disponha melhor os botões, mude sua “vitrine”. Troque tags de busca, teste a página de frete, ofereça frete grátis para compras maiores, simplifique os formulários. Entenda o que o visitante gostou e o que ele não gostou e use isso ao seu favor.

Durante o processo de compra online, distrações podem atrapalhar. Erros no site, falta de clareza, pop-ups, TUDO influencia as decisões do cliente, até mesmo a cor do botão de compra.

Hoje, no mercado, existem diversas ferramentas que obtêm todas estas métricas e informações para os administradores. O Google Analytics, provavelmente a mais famosa delas, lançou comerciais que mostram alguns problemas de lojas virtuais na vida real. Os vídeos abusam do humor e satirizam situações que podem não parecer tão incômodas, mas são falhas graves que podem ser detectadas pela simples observação das informações.

 “Compras online deveriam ser fáceis. Descubra o que os seus consumidores estão procurando.”

 

 “Compras online deveriam ser fáceis. Descubra onde seus consumidores estão dispersando.”

O que VOCÊ está fazendo com suas métricas?

Por: Juliana Cappelatti

por: Marketing Viewer

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