30
jul

Emissor – Mensagem – Receptor

Em uma das disciplinas do MBA de comunicação com ênfase em marketing, aprendi uma fórmula de comunicação: EMR ( Emissor – Mensagem- Receptor), no caso o emissor é a marca (empresa), a qual quer comunicar uma mensagem ao consumidor (receptor). Essa mensagem pode ser transmitida através de uma mídia (out – door, revista, televisão…) ao consumidor.

Essa  fórmula foi um aprendizado que permaneceu comigo nesses últimos anos. Aprendi que, quando o receptor (consumidor) não entende a mensagem, a “culpa” é do emissor, que não soube comunicar de forma correta. Que o importante é conhecer o público-alvo ao qual desejamos comunicar e passar uma mensagem que ele entenda e absorva.

Eu adoro observar tudo que está em minha volta e trazer a disciplina de marketing: tenho um cachorro, ele não sabe falar (é lógico), mas sabe muito bem se comunicar, e fico pensando “Como isto é possível?”. Na verdade ele me conhece (público–alvo) e quando quer brincar traz um “brinquedo”, quando gosta de alguma comida, mostra a língua. A reflexão que faço, considerando essa situação, é a seguinte: o quanto conhecemos o nosso público–alvo para que ele entenda a mensagem que as marcas (empresas) querem comunicar?

pipo

por: Marketing Viewer
Categoria: Propaganda

4 Comentários para “Emissor – Mensagem – Receptor”

  1. Simone Valdrighi disse:

    Achei muito inteligente esse exemplo da fórmula de comunicação EMR, utilizando o seu cachorrinho de estimação. Com certeza, ele a observa e “estuda” o tempo todo e dessa forma soube encontrar mensagens simples que passam com clareza aquilo que ele quer.
    Como seria bom se toda empresa se comunicasse assim.

  2. Donzieti disse:

    Olá. No meu curso de gestao empresarial, caiu uma questão que me confundiu, se puder me auxiliar…..:O emissor é a empresa, quese comunica com o publico-alvoFeedback é a resposta ao emissor;Pode-se dizer que feddback é a justificativa do emissor?Obrigado.

  3. Marketing Viewer Marketing Viewer disse:

    Não entendi a sua pergunta. Mas na equação EMR -Emissor-mensagem e receptor , quando o receptor responde à comunicação, tanto off como on line, ele passa um feedback ao emissor , este pode ser uma marca ou uma pessoa!

  4. Eduardo Gomes disse:

    Uma vez estudei na faculdade que antigamente acreditava-se que a culpa era do Receptor, em casos de ruídos na comunicação, e que um novo estudo apontou que não! Que a culpa era do Emissor, que precisa “se fazer entender”.
    Acredito nisto e gostaria de passar esta informação para os meus colaboradores, mas preciso antes, DESTE REFERIDO ESTUDO em questão. Você o tem? Pode me sinalizar?

    Grato.

    Eduardo.

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