30
set

Entre na mente do seu consumidor

Uma das poucas tendências que todos sabem é que o mercado será cada vez mais competitivo e comoditizado. Segundo pesquisada realizada pelo especialista em Neuromarketing, Martin Lindstrom, o campo de batalha das marcas está dentro da mente das pessoas, entre o racional e o irracional. Cerca de 82% das ações tomadas pelos consumidores estão do lado consciente do cérebro, conforme dados da sua pesquisa feita com mais de duas mil pessoas em seis países diferentes.

Nos Estados Unidos, o medo fez aumentar em 19% a compra de armas, e em 22% a instalação de câmeras de segurança após o atentados de 11 de setembro de 2001. Conforme Lindstrom, as marcas precisam adicionar elementos irracionais aos seus produtos. O sentimento de culpa é outro item catalisador de compras. É a gratidão entrando no jogo de consumo.

Por exemplo, as pessoas não compram Louis Vuitton só pela qualidade e pelo design diferenciado, mas sim porque elas se sentem superiores.

A velocidade com que as coisas acontecem hoje em dia também vem mudando a forma de adquirir produtos e serviços, de se informar e de responder a estímulos de Marketing. Enquanto um adulto não consegue capturar mais do que 1,4 de informações simultâneas, as novas gerações são capazes de fazer até 5,4 ações por minuto. As sensações também contribuem para chamar a atenção. Se três dos sentidos forem ativados, as chances de comprar duplicam.

Por que você precisa repensar a gestão da marca

“Quanto mais sensorial e pontos de contatos tiver, mais vendas teremos”, aponta Lindstrom, autor do livro  A Lógica do Consumo – Verdades e Mentiras Sobre Por Que Compramos, o quarto livro de Marketing mais vendido em 2009. Além dos múltiplos contatos, é preciso que a marca tenha história. Quanto vale um pedaço de pedra?.  Mas qual seria o valor do mesmo pedaço de pedra retirado do Muro de Berlim?. “Uma história aumenta o valor de um produto”.

Criar o que Martin Lindstrom chama de marcadores somáticos também é fundamental. É o M do Mcdonald’s, o monograma da Vuitton e a logomarca da Apple em formato de maçã. A pesquisa de Lindstrom indicou que há um aumento de 22% na frequência cardíaca das mulheres ao ver a cor da Tiffany. Esses elementos envolvem as pessoas. “Quanto mais você envolver o consumidor, mais ele promove a marca com o boca a boca”, aponta.

Fonte: Site Mundo do Marketing em adapatção de texto escrito por Bruno de Mello

por: Marketing Viewer

1 Comentário para “Entre na mente do seu consumidor”

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