05
dez

Estar presente!

Estar presente e disponível ao consumidor tornou-se um desafio para as empresas. São tantos meios de distribuição e comunicação que a decisão por parte dos gestores envolve uma complexidade em estar presente versus o retorno financeiro.

Então  aborda-se a questão: Como distribuir os produtos e serviços em uma oferta múltipla, com estrutura   e competência para a gestão da diversidade nos negócios?

Um assunto que faz parte da pauta de muitos empresários, a qual envolve alguns pontos a serem  gerenciados , entre eles:

  • Competência para gerir um modelo de distribuição o qual não faz parte da expertise da empresa;
  • Custo de aprendizado, ou seja, quanto tempo leva para a empresa desenvolver  conhecimento necessário para o sucesso da operação; 
  • Se a empresar não estiver disponível  24/7/365 (vinte e quatro horas, sete dias por semana, trezentos e sessenta e cinco dias por anos) poderá perder clientes?
  • Quando a empresa deve entrar em negócios diferentes dos atuais?
  • Qual o investimento para cada modelo de negócio?
  • A estratégia da diversidade deve ser desenvolvida pela empresa ou ela deve escolher parceiros que possam contribuir para a eficácia da estratégia?

São insights importantes para começar um brainstorming. Percebe-se que estrategicamente o pensamento da diversidade faz e fará parte dos negócios, para as empresas que desejam inovar e manter-se no mercado.

Porém é necessário fôlego financeiro e persistência dos mentores do negócio para a maturação do modelo escolhido. Na diversidade do portfólio de negócios os ritmos são diferentes, o importante é entender e possuir lastro para acompanhar a maturação.

O desafio mercadológico de estar presente junto ao consumidor parte de uma premissa básica: o poder de escolha do consumidor! As possibilidades de compras estão relacionadas há uma diversidade de oferta : E-commerce, lojas conceito, lojas monomarcas, lojas multimarcas, outlets– versão on- line e off- line, lojas de desconto -versão on- line e off- line, revendedoras, catálogos, ambulantes… Todos estes modelos já foram testados e validados pelos consumidores.

Os modelos citados  têm sucesso, porém devem estar harmonizados com  os interesses da empresa. Mas não podemos deixar de fora da pauta a diversidade da distribuição, em algum momento deve-se escolher novas oportunidade de distribuição, pois não temos como ir contra esta tendência mercadológica.

Estrategicamente dominar a distribuição dos produtos e serviços oferecidos pela sua marca relacionando e interagindo com os consumidores, com foco na  retenção  e prospecção destes consumidores, vai ser fundamental para o sucesso de suas vendas!  

por: Marketing Viewer
Tags:
Categoria: Business, Comportamento

Comente






Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

51 9246.0751 | vm@veramuller.com.br
© MARKETING VIEWER 2017