19
dez

Experiências geram valor para a marca!

Ir além da expectativa, surpreender através de experiências positivas, pode ser uma alternativa para oferecer uma vantagem distinta através do relacionamento com os clientes.

Intensificar o relacionamento com os clientes e diminuir a distância entre a indústria e o cliente, requer a construção de experiências positivas associadas ao propósito da marca. Dois insights importantes para o desenvolvimento de relacionamentos baseados em experiências:

Insight 1: Conhecer o propósito da marca, seu posicionamento mercadológico:  Para entender que tipo de experiência posso gerar aos clientes. A essência da marca é única, o que muda são suas relação entre os diferentes públicos:acionistas, fornecedores, colaboradores, clientes e consumidores.

A experiência acontece diariamente entre a marca e os seus clientes, o que à torna uma vantagem competitiva: a conscientização da experiência como estratégia de marca.

Insight 2: Mapear os pontos de contato da marca  com seus clientes, como:

Atendimento no modelo de negócio B to B: A empresa investe muito em pesquisa , tecnologia e processos para o desenvolvimento do produto. O representante pode  gerar  experiências de venda, utilizando estas informações e transformando em conhecimento para o lojista.

Acompanhar o ciclo de venda do produto, desde a entrega pela indústria  à venda  ao consumidor, também gera experiência, demonstra comprometimento e interesse pelos resultados  do seu cliente.

Produto : Gera experiência através dos  atributos e benefícios, como: design, qualidade , informação de moda, identidade, embalagem  e  calce  do sapato.

Comunicação: Com tantos veículos de comunicação inseridos no ambiente físico e virtual, o consumidor é impactado com + de 1200 estímulos de comunicação diariamente. Qual a marca é lembrada pelo consumidor em um turbilhão de comunicação?

 Resposta: A  marca com capacidade de gerar a melhor experiência. Pode ser através do engajamento pelas redes sociais, eventos em lojas, material de ponto de venda, exposições em feiras, etc… Uma comunicação deferenciada com alta atratividade .

A proposta deste texto é estimular você a refletir sobre: Qual a experiência você oferece aos seus clientes? Como você proporciona experiências ao consumidor? O que o torna uma marca única?

São questões importantes que devem ser respondidas  e analisadas , com o intuito de verificar-se quais as experiências  geram valor a sua marca, com foco na gestão dos recursos investidos versus conceito de marca.

Um 2014 com muitas experiências positivas!

 

 

 

por: Marketing Viewer

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