02
maio

Experiências!

Hoje tão importante quanto pensar em lançar produtos, precisamos  estrategicamente oferecer aos consumidores : experiências.

Sugiro lá no plano de marketing adicionar um ítem : Experiência ao consumidor- então mapear as experiências do consumidor em relação à marca.

Como oferecer experiências? Vamos contextualizar no segmento  varejo – loja presencial.Lembro que a simplicidade é a viabilidade da estratégia

A vitrine é o primeiro ponto de contato – Aproveito para encantar através do visual. Sugiro temas com cenários  para trabalhar a imaginação do público –alvo, a criatividade deve ser explorada para amenizar os custos.

Não explore somente as datas sazonais, pois a exposição é  massiva  por ser o foco de muitas empresas.Crie novas situações. É um ponto Premium.

Música: O playlist selecionado de acordo com o seu público –alvo faz toda a diferença. Uma experiência auditiva no ambiente de compra pode estimular ou desestimular a decisão em fechar o negócio. Além da seleção musical  o volume do som também é muito importante. Vou compartilhar uma experiência auditiva: Fui em uma loja e separei algumas roupas para experimentar. Quando cheguei no provador a vendedora gentilmente me mostrou um “botão”, para que eu selecionasse o gênero de música do meu interesse. “Simplesmente inesquecível”.Para deixar registrado algumas  empresas já  trabalham com DJ’s.

Aroma: Marca olfativa. Quando entro em uma loja como a Le Lis Blanc e sinto o aroma identificado pela sua marca, sinto um conforto emocional e uma proximidade com a marca. Importante é recorrente, vivencio toda vez que vou na loja,  estratégia adotada pela empresa.

Paladar: Uma marca pode ter uma  presença que estimule o paladar, mesmo que não seja do segmento gastronômico. Uma café gostoso, feito na hora com um “mimo diferenciado” – um mini-chocolate , um mini croissant ou um petit.Não espere oferecer experiência com um café de térmica em um copo de plástico.

Enfim desenvolva estrategicamente experiências para o consumidor, pense no intangível  para diferenciar sua relação com o consumidor.

 

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por: Marketing Viewer

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