17
dez

Inteligência coletiva

A força da inteligência somada pela diversidade do conhecimento pode fazer a diferença estratégica da sua empresa.

Esta inteligência deve ser coordenada de forma produtiva observando alguns pontos, entre eles:

Tema: Organizar em uma pauta o tema a ser estudado, para isto, deve-se selecionar as pessoas que podem contribuir com este tema, e serão responsáveis por colocá-lo em prática.

Mediador: É comum quando um grupo de pessoas reuniu-se para discutir um problema disperse do foco proposto, então o mediador tem o papel de “resgatar” a discussão para o tema.

Tempo: Para uma boa performance sugiro que haja uma delimitação do tempo, hora de início e fim. Com um fechamento dos principais pontos abordados na reunião com uma formalização por escrito.

 

São  pontos importantes para a eficácia da estratégia- inteligência coletiva, que podem gerar e criar valor para a marca da empresa, tais como:

Valor 1: Perspectivas de pontos de vistas diferentes: Cada membro do comitê da estratégia coletiva tem um conhecimento que pode contribuir para o sucesso do melhor resultado.

Valor 2: A decisão não é solitária, mas compartilhada, podendo diminuir os riscos do fracasso, pelo olhar das diversas facetas do problema.

Valor 3: Aprendizado colaborativo. Todos os membros do comitê ganham em conhecimento, valor intangível que deve ser respeitado, pela diversidade de opiniões.

Valor 4: Unicidade na decisão. A diversidade da inteligência coletiva é a essência da construção desta plataforma estratégica, porém, as escolhas devem ser feitas. A escolha deve ser aderida por todos os participantes.

Com a inteligência coletiva, você pode desenvolver a cultura de aprendizagem em sua empresa, estimulando os colaboradores através de leituras, para que possam ter maior embasamento nos temas propostos pelos comitês.

Além da cultura do aprendizado você também trabalhara na dimensão em compartilhar o conhecimento, entre as pessoas envolvidas no comitê.

Enfim, podem-se perceber os benefícios da estratégia da inteligência coletiva. Para 2013, pense nesta estratégia e programe em alguma área da sua empresa.

 

por: Marketing Viewer

Comente






Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

51 9246.0751 | vm@veramuller.com.br
© MARKETING VIEWER 2017