18
jul

Marca responsável

Hoje em dia é muito comum que as marcas promovam ações na internet, desde promoções de vendas até lançamento de produtos.

Tão comum quanto essas ações é a frustração dos internautas ao tentar acessar as páginas da marca e se deparar com a queda do servidor. Ao ser anunciada alguma promoção, o número de acessos ao site da mesma se intensifica e, muitas vezes, o servidor não está preparado para receber tantas pessoas ao mesmo tempo e sai do ar, resultando numa falha grave que gera uma imagem negativa para a empresa.

O problema não é rotineiro apenas em promoções, um simples tweet pode derrubar um site em minutos. Prova disso foi um desafio promovido pelo twitter @naosalvo (com mais de 269 mil seguidores) que derrubou, em 4 minutos, um site durante um Fórum de Segurança na Web.

O desafio foi simples: “derrubar o site quando ele estivesse sendo apresentado no fórum de Segurança, mostrando assim uma falta de segurança durante um evento de segurança.”

Deu pra entender?

Este tipo de problema impossibilita os internautas de realizar compras, cadastrar-se e fazer qualquer outra coisa, ou seja, ele não pode desfrutar da oportunidade (muitas vezes limitada) que a marca está oferecendo.

Foi isto que ocorreu recentemente com o site de camisetas ChicoRei.com.

No dia 13 de Julho, Dia Mundial do Rock, foi lançada uma promoção que daria desconto em qualquer camiseta até o fim do dia.

O número de acessos surpreendeu não só a equipe como o servidor, que ficou instável e saiu do ar.

Imediatamente a empresa postou uma explicação e um pedido de desculpas no blog:

“[…] Moral da história: muitos chicotes não conseguiram navegar no site, tampouco aproveitar o desconto de R$13. Culpa de quem? Nossa, claro! Mas não vamos deixar isso passar em branco, meus caros.”

E o caso não passou em branco, dois dias depois, no dia 15 de Julho, após resolver o problema do servidor, a empresa não só colocou a promoção no ar outra vez, como resolveu sortear entre os compradores um iPad 2

Ao contrário de muitas empresas, a Chico Rei assumiu o erro, se desculpou e compensou os consumidores que foram prejudicados pelo problema inicial. Um exemplo de responsabilidade e respeito de uma marca que deveria ser seguido por quem se aventura a fazer ações na internet.

 

 

por: Marketing Viewer

Comente






Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

51 9246.0751 | vm@veramuller.com.br
© MARKETING VIEWER 2017