Marketing Social é explorado globalmente pelas organizações há duas décadas, no Brasil é uma estratégia nova implementada por algumas empresas como vantagem competitiva, exemplo a Natura.
Kotler (2001) – especialista em marketing, identifica duas importantes diferenças entre o marketing social e o marketing de negócios:
1-“ Os especialistas de marketing de negócios procuram preencher as necessidades e os desejos identificados dos mercados-alvo; os especialistas de marketing social tentam modificar as atitudes ou o comportamento dos mercados alvos.”
É muito interessante a citação acima, em que fala de atitude – mudar as atitudes e comportamentos dos consumidores, inovar…as empresas que usam o marketing social como modismo, não possuem sustentabilidade, é vazio e sem lastro. A estratégia de marketing social deve ser uma ação que tenha impacto para o consumidor da marca. Lembro que uma marca é uma promessa e a marca deve no mínimo cumprir esta promessa.
2- “Os especialistas de marketing de negócio levam ao mercado os produtos e serviços, por intermediário de veículos de ideias, os especialistas de marketing social levam as ideias ao mercado, em lugar dos produtos e serviços.”
O marketing social vende conceito em forma de benefício, transcende o produto e ou serviço, este conceito deve ser percebido pelo consumidor, lembrando a fórmula de valor: Valor = benefício + custo. O benefício é intangível, se percebido pelos consumidores é uma vantagem competitiva; se não percebido é custo, igual à preço alto.
A âncora do marketing social não esta apenas na comunicação, envolve considerações de planejamento de produto, apreçamento, comunicação, distribuição e pesquisas de marketing.
Em um post recente, falei sobre o MsDonald’s mudar a cor da sua marca – de vermelho para verde, para que esta marca seja percebida como ecológica. Este é um exemplo de comunicação sem sustentabilidade, pois não envolve os processos citados acima, diferente da Natura, que trabalha seus produtos, embalagens, distribuição, preço e comunicação.
Enfim, marketing social é uma estratégia a qual deve ser planejada por diversas perspectivas da organização, para que seja percebida pelo consumidor, gerando valor para a empresa, para o consumidor e para o planeta.
Deixe uma resposta