Mercados

Alguns clientes e alunos me perguntam quais os mercados estão crescendo e quais estão perdendo espaço, então disponibilizo abaixo alguns dados sobre os mercados:

Segundo o IPC de 2009, os cinco tipos de consumo que mais crescerão no Brasil serão Alimentação no Domicílio (1,8%), Livros e Material Escolar (1,3%), Artigos de Limpeza (1,2%), Transportes urbanos (1,2%) e Outras despesas com vestuário (1,1%).

 

A Pesquisa Mensal do Comércio, do IBGE, está mais ou menos na mesma linha, indicando o seguinte desempenho das atividades (comparação abril 2008/ abril 2009):

 

·         Equipamentos de escritório, informática e comunicação: 27,0%

·         Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo:  14,1%

·         Artigos de uso pessoal e doméstico: 13,8%

·         Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos: 11,3%

·         Combustíveis e lubrificantes: 3,7%

·         Livros, jornais, revistas e papelaria: -1,4%

·         Tecidos, vestuário e calçados: -9,8%

·         Móveis e eletrodomésticos : -10,0%.

 


Compartilhe:

Vera Müller

Mestre em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing pela UFRGS, denomina-se uma apaixonada pelo marketing e estratégias inovadoras. Cursou especialização na HEC Paris, MBA na ESPM em Porto Alegre, graduação em Administração de Empresa e Contabilidade na FACCAT é admiradora de marcas, estratégias e ideias inovadoras. Recentemente encontrou no esporte uma nova paixão, hoje é praticante de corridas e está sempre em busca de novos desafios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *