05
nov

Nem toda notícia é uma boa oportunidade

Os anúncios de oportunidade são cada vez mais frequentes em redes sociais. Ótimos para engajar o público, as marcas aproveitam notícias e virais da internet.

A gente já falou aqui sobre isso quando a Luiza, que estava no Canadá, virou o grande assunto nas redes sociais. Marcas como Camiseteria e até o Bradesco, pegaram carona nos 15 minutos de fama da paraibana.

O que mais se falava nos últimos dias era de Sandy, o imenso furacão que passou por parte da costa dos Estados Unidos. Com isso, algumas marcas acabaram escorregando no bom senso utilizaram o acontecido como uma oportunidade nas redes sociais.

A primeira empresa que veiculou algo do gênero foi a American Apparel, que enviou um e-mail para os consumidores na noite do dia 30 com uma promoção relâmpago somente para os moradores das cidades do nordeste dos EUA (aquelas atingidas pelo furacão): “Caso você esteja entediado durante a tempestade: 20% de desconto em todo o site durante as próximas 36 horas”.

 

Logo após o envio, a marca já começou a receber repreensões dos consumidores no twitter, que chamaram o anúncio de insensível e ainda prometeram boicotar as lojas. O fato gerou, inclusive, uma nota na página brasileira da marca no Facebook, que dizia reprovar o e-mail enviado.

Como se não bastasse, a GAP publicou um tweet desnecessário com  a seguinte mensagem:

Imediatamente a marca percebeu o erro, deletou a mensagem e publicou uma pedido de desculpas: “A todos os impactados pelo #Sandy, fiquem seguros. O check-in e o tweet que fizemos foram apenas para lembrar a todos para ficar em casa, em segurança”.

Como na internet, tudo acontece muito rápido, a repercussão dos casos foi grande e as imagens circularam o mundo todo. Outro caso parecido foi o que ocorreu com a rede KFC, que sugeriu que os tailandeses fossem para casa e pedissem os pratos da marca por delivery após o alerta de Tsunami.

 

Por: Juliana Cappelatti

por: Marketing Viewer

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