Norteadores estratégicos para não serem apenas quadros de decoração na parede da empresa!

 

Quais são as inspirações da  marca que fazem os colaboradores, fornecedores, parceiros e consumidores transpirarem por “ela”? 

Estas inspirações estão nos norteadores estratégicos, que devem ser verdadeiros, sustentáveis e inovadores , orientando e criando a cultura corporativa, resultando em uma importante vantagem competitiva, pois vai muito além do quadro de decoração na parede da empresa.

Para a prática do marketing 3.0, os norteadores estratégicos devem ser uma filosofia empresarial, inseridos e vivenciados por todos os colaboradores, parceiros e fornecedores, transitando em todas as áreas da empresa, como um fio condutor.

Focada na inovação aberta, abrindo espaço para que todos possam contribuir com o  desenvolvimento de produtos, serviços e estratégias, alinhados pelos norteadores estratégicos. Empresas que se definem por uma forma em querer mudar e contribuir para um planeta melhor.

Crie um missão autêntica e inspiradora para todo o público envolvido. Inspire os seus funcionários, parceiros, fornecedores a contribuírem através da estratégia colaborativa com o sucesso da sua empresa, ou seja, faça com que a cadeia de valor pense e contribua com propósito da sua marca. No marketing 3.0 considera-se que os fornecedores são parceiros legítimos e ativos, que colaboram com a qualidade, produtividade, menores custos e soluções inovadoras para o negócio.

“Uma boa missão tem sempre a ver com mudança,com transformação,com fazer a diferença. O marketing 3.0 está relacionado a mudar a maneira como os consumidores fazem a coisas na vida. Quando uma marca traz transformações, os consumidores a aceitam inconscientemente, como parte do seu cotidiano. É disso que trata o marketing do espírito humano. (figura 1.0)

(KOTLER;KARTAJAYA;SETIAWAN,2010,pag 45).

 marketing 3.0

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Figura 1.  Adaptação do livro Marketing 3.0- Modelo de  matriz baseada em valores.

 

No marketing 3.0 os valores fazem a diferença e devem ser praticados tanto pelos funcionários da empresa como pelos clientes. Este valores são respeitados e vivenciados pelo público da marca. Os valores fazem parte da cultura da empresa.

A visão da empresa deve ser desenvolvida sobre três pilares: 1- Sustentabilidade como lucratividade, 2-Sustentabilidade ambiental e 3- Sustentabilidade social.

É importante que a missão, visão e os valores da empresa estejam conectados e alinhados, sejam autênticos, inspiradores e inovadores como a sua marca deve ser.

Referência:

KOTLER, P; KARTAJAYA, H; SETIAWAN,I; Marketing 3.0.Rio de Janeiro: Elsevier,2010.

 


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Vera Müller

Mestre em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing pela UFRGS, denomina-se uma apaixonada pelo marketing e estratégias inovadoras. Cursou especialização na HEC Paris, MBA na ESPM em Porto Alegre, graduação em Administração de Empresa e Contabilidade na FACCAT é admiradora de marcas, estratégias e ideias inovadoras. Recentemente encontrou no esporte uma nova paixão, hoje é praticante de corridas e está sempre em busca de novos desafios.

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