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set

O Alinhamento estratégico dos 4P’s – Promoção

Já conversamos sobre as tendências para os Produtos e Praça em nossa série sobre os 4P’s (Produto, Praça, Preço e Promoção). Neste mês, abordarei algumas tendências da Promoção (comunicação).

Atualmente, somos impactados diariamente por milhares de estímulos de comunicação, desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir, através de vários meios como os jornais, o rádio, a televisão, a internet, o celular, etc.. Dentro deste contexto, fica o questionamento: como atrair a atenção do consumidor para a marca anunciada?

A comunicação é extremamente importante para o sucesso de uma estratégia de marketing – o comunicador Chacrinha já dizia: “Quem não se comunica, se trumbica”. Na prática, isso quer dizer que posso ter um excelente produto, mas se o consumidor não tiver conhecimento sobre ele, não vai comprar.

Fazer um plano de comunicação exige, em primeiro lugar, conhecimento do público–alvo que quero atingir. Também é necessário ter conhecimento dos meios de comunicação para atingir esse público e, então, trabalhar com impacto e freqüência, isto é, ter uma mensagem que impacte o consumidor o maior número de vezes, para que ele absorva a comunicação.

Nos anos 70, nos lares brasileiros, havia apenas um aparelho de televisão e a família se reunia ao redor dele para assistir aos poucos canais disponíveis. Contando apenas com os canais da TV aberta – e sem o controle remoto – era mais fácil atrair a atenção do consumidor.  Mas com o passar do tempo, a comunicação ficou segmentada e fragmentada. Agora temos TV aberta e TV paga, com centenas de canais alinhados ao público–alvo – esportes, notícias, desenhos – e temos a proposta da TV digital, em que a comunicação unilateral passa a ser interativa.

Outros avanços podem ser vistos na mídia impressa, que traz vários títulos conforme o segmento desejado, com a possibilidade de ser personalizada por marca ou por consumidor; na mídia externa, desde o out-door ao mobiliário urbano, como empenas (espaço na lateral do edifício); na comunicação digital, com a plataforma da internet onde o consumidor tem enorme poder de influência sobre a imagem dos produtos, serviços e marcas através das mídias sociais – Facebook, Orkut, Twitter – e compartilha sua experiência de compra com outros consumidores, fazendo comparações e análises.

Com tantas opções o importante é que sua marca esteja presente na vida do consumidor com a melhor estratégia de custo x benefício, que pode ser detectada na elaboração de um plano de marketing, independente do tamanho de sua empresa.

Identificar todos os pontos de contato da sua marca com o consumidor, pensar como ela está sendo comunicada e verificar se a mensagem está alinhada com a proposta da marca são algumas reflexões que você deve fazer neste turbilhão da comunicação.

por: Marketing Viewer
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Categoria: Campanha, Propaganda

1 Comentário para “O Alinhamento estratégico dos 4P’s – Promoção”

  1. Juan Pablo disse:

    Qual a fonte da afirmação “somos impactados diariamente por milhares de estímulos de comunicação, desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir, através de vários meios como os jornais, o rádio, a televisão, a internet, o celular, etc”?

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