02
jun

O polêmico logo da Copa 2014

Nesta segunda-feira, 31/05, o iG antecipou a divulgação da logomarca da Copa do Mundo de 2014 (sediada no Brasil), que só será apresentada oficialmente pela CBF em 08 de julho, na África do Sul, pouco antes do final da Copa 2010.

A marca é inspirada na taça da Copa e, depois da aprovacão pela FIFA, já foi registrada no Ohmi (Escritório de Marcas e Registro de Design) da União Européia, instituição responsável pela proteção à propriedade intelectual deste segmento.




Com variações de cores, mas sempre com o mesmo desenho, essa será a logomarca que estará em todos os uniformes das seleções participantes do mundial no Brasil.

Desde que a logomarca se tornou conhecida, surgiu uma enorme polêmica em torno dela. Os principais motivos foram:

1) Foi criada pelo estúdio Richard A. Buchel, da França, o que causou uma percepção de “desvalorização” do talento nacional;

2) A escolha da marca (entre 7 opções não divulgadas) foi feita por um comitê formado por Ricardo Teixeira, presidente da CBF; Jérôme Valcke, secretário-executivo da Fifa; Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro; Paulo Coelho; Ivete Sangalo; Gisele Bündchen; e pelo designer Hans Donner. Como era de se esperar, quem não gostou do resultado aproveitou a oportunidade para perguntar o que a Ivete Sangalo estava fazendo nesse comitê…

3) Uma das versões da logomarca traz o nome BRAZIL, da forma como é conhecido internacionalmente. Fato que, somado ao problema número 1, aqueceu mais ainda os ânimos nacionalistas;

4) Por último, de caráter mais subjetivo, veio mesmo a preferência pessoal: grande maioria das manifestações nas redes sociais denotam insatisfação por esse ser o símbolo de uma Copa tão esperada pelo Brasil. Boa parte disso pode ser atribuída também às propostas mais elaboradas que apareceram na mídia antes, tornando o símbolo oficial “simples”, “tosco” e “mal acabado”, segundo opiniões dos internautas.

Diante de tudo isso, gostaria de ouvir a opinião dos leitores do Marketing Viewer. Vamos debater sobre isso nos comentários!

O que você achou da logomarca da Copa de 2014?

por: Marketing Viewer
Categoria: Marca, Web

5 Comentários para “O polêmico logo da Copa 2014”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by Khamire P Batista, Vera Muller. Vera Muller said: O polêmico logo da Copa 2014 http://tinyurl.com/345fnmg por @vera_muller […]

  2. natália disse:

    Oscar Niemeyer eu até compreendo, mas fico me perguntando o que a Ivete Sangalo tem a ver com tudo isto??? E a Gisele Bünchen então, nem se fala.

    Este parece mais um júri pra a “Dança dos Famosos” do Domingão do Faustão.

    Quando vi o logo pensei que era piada, sinceramente, pra mim continua sendo.

  3. Rodrigo Luis disse:

    Particularmente não gostei, esperava algo melhor, mais bonito e mais identificado ao espirito brasileiro de copa, sem falar que temos estúdios de design muito competentes e criativos aqui no Brasil, talvez até mais que o estúdio frances que fez a criação.
    Quanto ao jurí que decidiu, infelizmente é sempre assim, fica a cargo de uma minoria, que nem sempre é competente para tal, e que não traduz o concenso popular, mas fazer o que, pro Pan do Rio 2007 foi quase a mesma situação na decisão da logomarca.

  4. Davis Celistre disse:

    Na minha humilde opinião a proposta apresentada realmente é simples d +. O objetivo de criar uma logomarca é para simbolizar algo, uma empresa, um serviço, uma forma de pensar, etc… Por trás dessa logomarca desenvolivda para copa de 2014, deveria estar toda a alegria, felicidade e o orgulho do brasileiro (não é merchan da Brahma) em sediar uma copa do mundo. Isso não acontece nessa proposta, por isso acredito que ela tenha sido reprovada pela maioria e causado essa sensação de frustração nos brasileiros (mesnos é claro nos jurados). Qto a juri, realmente tem nomes que acredito não terem muito conhecimento técnico sobre semiótica, por exemplo, para uma decisão mais sensata. Valeu 😉

  5. Felipe Schmitt Fleischer disse:

    Uma logomarca que pouco referencia o país sede, afinal a silhueta da taça (que é a mesma desde 1974)formada pelas mãos que a envolvem poderia servir para qualquer Copa já realizada em qualquer outro lugar.

Comente






Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

51 9246.0751 | vm@veramuller.com.br
© MARKETING VIEWER 2017