O que está acontecendo com a Adidas

A Adidas chocou os mercados ontem ao anunciar uma grande queda de 97% no lucro líquido do primeiro trimestre de 2009.

 

O grupo atribuiu a queda à disparada dos custos das matérias-primas, à desvalorização do rublo, que afetou as vendas da compra na Rússia, e a pressões sobre os preços.

 

Em uma postagem anterior deste mês, sobre reposicionamento, citei o excelente desempenho da PUMA e questionei o posicionamento da Adidas. E continuo questionando… A Reebok, marca que a Adidas comprou em 2006 para enfrentar sua principal concorrente, a Nike, teve um prejuízo operacional de 96 milhões de euros no primeiro trimestre.

 

Depois de anos em que a marca foi manchada por vender barato seus produtos, a Adidas iniciou no ano passado uma reposição da Reebok como marca de alta qualidade. Fazer o movimento de extensão vertical para o topo da pirâmide é um verdadeiro desafio.


Compartilhe:

Vera Müller

Mestre em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing pela UFRGS, denomina-se uma apaixonada pelo marketing e estratégias inovadoras. Cursou especialização na HEC Paris, MBA na ESPM em Porto Alegre, graduação em Administração de Empresa e Contabilidade na FACCAT é admiradora de marcas, estratégias e ideias inovadoras. Recentemente encontrou no esporte uma nova paixão, hoje é praticante de corridas e está sempre em busca de novos desafios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *