18
mar

O varejo de cimento e tijolo.

As notícias do  varejo on-line e sua performance são promissoras. O número de consumidores adeptos a esse modelo de varejo tem crescido no Brasil e  no mundo.

Mas  há movimentos relevantes em relação ao “varejo de cimento e tijolo”,  com propostas de negócios que garantem a atratividade  da compra off-line .  Vamos listar algumas tendências  que devem ser exploradas no varejo off-line, para garantir o sucesso desta operação.

1-     Varejo de nicho: Ser especialista em algum segmento e ofertar todos os produtos e serviços deste segmento, ou seja, ter profundidade em uma oferta. Ser o melhor e reconhecido por este nicho. Atualmente esta tendência ocorre em todos os segmentos: calçados, esporte, alimentação, como por exemplo a primeira boutique Kit Kat dentro da loja de departamentos Seibu em Tóquio. Esta tendência pode ser em lojas únicas ou store by store.

2-     Identificar a oferta única” do varejo off-line e explorar como vantagem competitiva. Um exercício estratégico simples: Com sua equipe liste as competências que somente o varejo  off-line pode oferecer e explore  no seu negócio. Faça este exercício no mínimo de três em três meses para avaliar se a vantagem ainda é atrativa perante o consumidor e seus concorrentes. Um varejo explora o slogan temporário “Aqui você pode experimentar”.

3-     A humanização do varejo: Reconhecer as pessoas que trabalham em determinada loja, cria laços emocionais, resultando em uma relação próxima, atendendo a necessidade de afeto entre os seres humanos. Vou na loja do “Zë”. Gosto quando a Maria me atende…

4-     Vender experiências:  Entender que o consumidor é um ser humano, em busca de produtos  e serviços que atendam  suas necessidades e desejos. No momento em que este ser humano entrar em sua loja, ele está interessado na oferta do seu varejo, disponibilizando o seu tempo. Então ofereça o melhor em exposição de produtos, atendimento, mimos (café, água..). Faça com que ele se sinta importante. Dê atenção.

5-     Lojas conceito: O varejo é uma forma de criar conceito e valor para uma marca. Estas lojas oferecem experiência especializada de uma única marca. Vendem produtos  e serviços. Eu chamo de “templos do varejo”.

6-     Varejo sensorial: O varejo oferece uma experiência sensorial e emocional plena. Estimula os sentidos do consumidor através da combinação dos estímulos visual , auditivo, olfativo, paladar e tato.

Enfim, o importante é explorar as características  do varejos de cimento e tijolo, e potencializar os seus resultados.

 

 

 

por: Marketing Viewer

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