06
jun

Omnichannel: convergência entre o ambiente físico e virtual

O pensamento no varejo era dividido entre ambiente físico e virtual como estratégias distintas pela mesma empresa, sem que as informações dos consumidores fossem compartilhadas por estes ambientes. Acreditava-se que existiam dois tipos de consumidores, os consumidores que compravam no ambiente físico e os consumidores que compravam no ambiente virtual.

Porém surgiu um conceito novo: Omnichannel o qual foi abordado com destaque na convenção NRF /2013 (National Retail Federation) um dos principais eventos de varejo, que acontece anualmente nos EUA.

O Omnichannel trabalha com a convergência dos ambientes, pois se entende que um consumidor pode começar sua compra em um smartphone e terminar em uma loja física e existe o consumidor que começa sua compra em uma loja física e pode fechar o pedido em uma loja virtual. Além deste processo de compra ele é impactado pelos diferentes canais de comunicação on e off line.

Uma oferta através dos diversos canais para um único consumidor. O importante são as experiências que você oferece para este consumidor nos diferentes canais e como compartilha estas experiências entre os canais.

A expectativa do consumidor é que ele seja reconhecido pela marca independente do canal que efetuou a compra. Com o conceito omnichannel, o conflito do canal de distribuição dá lugar para a estratégia colaborativa.

As opções de venda como móbile commerce, loja virtual, loja física, porta a porta, social commerce, TV commerce, game commerce, QR code e os diversos canais de mídias onde o consumidor transita em que a conexão entre estes pode ser fundamental para a efetivação da compra e o seu engajamento com a marca.

O consumidor percebe a unicidade da identidade da marca por sua visibilidade e interação nos canais on-line – como sua presença nas redes socias e nos canais off line. O desafio é como reter, converter e fidelizar os consumidores através de todos os canais de contato com a marca.

Contudo, não podemos esquecer que para todos estes canais a marca tem um DNA, um posicionamento e deve oferecer dentro do seu propósito uma experiência única nos diversos canais.

 

 

por: Marketing Viewer

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