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jun

Onipresença através do multicanal.

O varejo multicanal surgiu para atender as necessidades e desejos dos consumidores, os quais apresentam comportamentos de compras diferentes no decorrer dos últimos anos, como: consumidores conectados, multifacetados e com pouco tempo disponível.

Pois os atributos que os consumidores buscam são praticidade, mobilidade, conveniência e experiência na hora da compra. Além dos canais on-line verifica-se uma tendência da diversidade dos canais físicos, saímos do conceito de distribuição tradicional para o mapeamento de pontos de vendas inusitados, o que pode fazer a diferença nos resultados da venda.  

Além dos canais on-line verifica-se uma tendência da diversidade dos canais físicos. Saímos do conceito de distribuição tradicional para o mapeamento de pontos de vendas inusitados, o que pode fazer a diferença nos resultados da venda

Algumas opções para a empresa pensar em estratégias de multicanal: Internet em lojas virtuais próprias ou de terceiros, Smartphone: m-commerce (mobile-commerce), lojas mono marcas, lojas multimarcas, lojas itinerantes, catálogos, Porta a Porta, Lojas conceito, Galerias…

O primeiro passo para estratégia do multicanal é desenvolver um pensamento estratégico de distribuição, definir o seu público-alvo de forma demográfica (idade, renda, localização, ocupação) e psicográfica (estilo de vida e personalidade) mapear o seu público- alvo, para oferecer a melhor entrega de valor a este consumidor. É importante a empresa buscar conhecimento dos canais de distribuição que irá ofertar aos consumidores, para analisar as competências necessárias a serem desenvolvidas pela organização.

Com a disponibilidade de ofertas que temos atualmente no mercado, é possível qualquer porte de loja oferecer uma estratégia de multicanal. O importante é o conhecimento do multicanal escolhido e de suas competências para trabalhar neste multicanal.  Deve-se alertar para o conflito que está estratégia pode causar, entre os canais de distribuição, os quais devem ser gerenciado para somar e não diminuir as vendas.  

O foco é o arranjo dos diversos canais de distribuição e a disponibilidade 24/7 (vinte e quatro horas e sete dias por semana) para atender as necessidades de um consumidor que está disposto a comprar sem limites geográficos ou de horários. Se a marca atende estas necessidades a grande vantagem é o incremento nas vendas.

(O consumidor desenvolveu novos hábitos de compra e com a plataforma da internet surgiu o 24/7/365), reforçando conceito de disponibilidade. Com os sistemas de e-commerce, as consultas e compras podem ser efetuadas pela internet em lojas virtuais a qualquer momento, ainda mais se considerarmos o m-commerce (mobile-commerce), em que as transações podem ser feitas através do telefone celular. 

A empresa pode desenvolver o seu próprio e-commerce ou fazer parcerias com lojas virtuais já existentes no mercado, e lojas renomadas do varejo. Os principais atributos desta proposta de varejo são credibilidade, segurança, variedade de produtos e comodidade para o consumidor.

por: Marketing Viewer
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