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dez

Os filtros até o produto chegar no consumidor final.

Quando se desenvolve um produto em uma empresa, é necessário muita pesquisa de tendência, tecnologia e inovação que são benefícios importantes para o desempenho do produto no mercado.

Porém alguns benefícios não chegam ao consumidor, logo o valor do produto não é percebido.  Este fato acontece em vários segmentos  com resultados negativos para os elos da cadeia de valor (fornecedor -indústria-varejo e consumidor).

Os investimentos em tecnologia e inovação quando não potencializados pelo varejo não tem a atratividade de persuasão, pois não são compreendidos pelo consumidor, e ficam suscetíveis ao atributo preço.

Uma das ferramentas usadas é a exposição dos produtos através dos materiais de ponto de venda e os tags explicativos agregados  aos produtos para que a informação chegue ao consumidor.

Sabe-se que está questão é discutida há anos nas reuniões de empresa e algumas avançam  em suas tentativas em comunicar-se  de forma eficaz ao consumidor.

Para vender os benefícios para os consumidores é importante entender os filtros e suas dinâmicas de funcionamento, sugiro dividir estes filtros em clientes:

Cliente 1: Cliente interno  que é representado pelaequipe interna de vendas, ou seja o apoio ao representante, o SAC,  as pessoas responsáveis pela comunicação da empresa ao público externo.

Nesta fase é importante que seja feito um lançamento dos produtos, como se fosse aos consumidores e pode-se denominar: “Encantando o cliente interno”. Esta fase é muito importante, pois se as pessoas que trabalham na sua empresa não compreendem os benefícios dos  produtos oferecido ao mercado, teremos o primeiro ruído de comunicação, ou seja, não haverá  fluidez necessária nos elos da cadeia de valor. Dica 1:Invista na comunicação interna .

Cliente 2: O representante Desenvolver um canal de comunicação com o representante é fundamental para o sucesso da estratégia, ele é o porta voz da sua marca. As convenções de coleções não são suficientes.  Você deve manter uma freqüência constante de comunicação , para trabalhar  “a mente” deste porta voz. Dica 2: O representante é o porta voz da marca .

 Cliente 3: O vendedor (a) da loja o  qual desempenha o papel de influenciador na venda. Ele precisa compreender os benefícios do produto para transmitir ao consumidor. Quando o produto chegar as vitrines da loja a informação deve chegar junto, pois uma venda perdida não se recupera. Dica 3: Invista no vendedor da loja.

 Feliz  2012 !

 

por: Marketing Viewer

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