Pesquisa de Mercado

Eye Tracking

Esta metodologia tem como objetivo analisar a atenção visual em um display. A atenção visual se dá através dos movimentos motores dos olhos e da cabeça, que garantem o foco através da iluminação da região desejada no display.

A pesquisa utiliza uma tecnologia de rastreamento ocular que é caracterizado por gerar mensurações mais objetivas. Esta tecnologia é conhecida como Tobbi Glass, um dispositivo que é acoplado nos usuários tendo como vantagem o fato de ser portátil, sendo apropriado para ambientes abertos e de forma dinâmica.

Com este dispositivo, podemos analisar uma série de medidas a partir da visão dos consumidores, como:

Schanpaths: Responsável por descrever a sequência de movimento dos olhos.
Gaze duration: Medida que avalia a localização espacial dos olhos em uma área de interesse no display.
Número total de fixações: Total de fixações feitas pelo olho humano.
Tamanho da pupila e taxa de intermitência (piscar dos olhos): Estas medidas podem ser usadas como uma avaliação da carga cognitiva. O aumento da pupila pode indicar maior esforço cognitivo.
Tempo transcorrido até a primeira fixação: Medida de atratividade. Quanto menor (maior) o tempo gasto para a primeira fixação, menor (maior) será a atratividade da atenção visual.
Heatmaps ou mapas de calor: Representações gráficas estáticas que  demonstram áreas de maior intensidade, sinalizando os locais onde os usuários fixaram a sua atenção com maior frequência.
Bee Swarm: Representações que demonstram o agregado de fixações visuais dos consumidores, sob a forma de pontos ao longo da amostragem do estímulo.
Gaze plot ou mapa do traçado dos olhares: Representações gráficas estáticas que demonstram onde o comportamento visual fixou a sua atenção em cada momento.


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