26
out

Por que muitas vezes um site não traz retorno na Internet?

Pois é, essa é uma pergunta que muitas vezes nos fazemos. Investimos altos valores para construir um site e divulgar nossa empresa na internet mas, depois de um tempo publicado, ele pouco nos traz retorno.

Mas você já parou pra pensar por que isso acontece?

Vamos lá que vou te explicar e te fazer entender o porquê.

Ranking do Google

Não sei se vocês já repararam, mas para todo tipo de palavra que digitamos no Google existe um ranking. Esse ranking é composto por diversas variáveis, são as variáveis que compõem o tão falado algoritmo do Google. O que muitas vezes esquecemos é que para o nosso site aparecer na primeira página do Google temos que respeitar essas variáveis, ou melhor, obedecê-las, senão o Google simplesmente não irá mostrar o seu site para aquela busca que você achava que ele deveria de fato aparecer.

Mas como fazer então para aparecer no Google?
Vamos lembrar o fato, na verdade a estatística, de que praticamente 90% das pessoas que usam o Google nem sequer acessam a segunda páginas de resultados. Portanto para um site ter sucesso na internet é muito importante buscarmos realmente alcançar a primeira página, isso quer dizer, estar entre os 10 primeiros lugares do ranking.

Consultoria SEO

Se você ainda não tinha se dado conta disso, saiba que existe uma área do Marketing Digital especializada em fazer esse trabalho de posicionamento no Google. Ela se chama Consultoria SEO. SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, que traduzido significa Otimização para Mecanismos de Busca. Essa otimização de sites visa justamente adequar um site aos principais itens que o Google leva em conta para definir quem é o primeiro resultado do ranking, o segundo, o terceiro, e assim por diante.

O que muitas vezes comento com nossos clientes é que se um site não tiver uma otimização mínima, o Google nem entende sobre o que aquele site está falando, o que ele vende. E, quando alguém procura pelo produto de um site que o Google não entendeu, o Google simplesmente não sabe que precisa mostrá-lo nos resultados para aquela busca específica.

Outro ponto importante quanto à otimização do site é lembrar que quem usa o Google para procurar coisas é, na verdade, cliente do Google. Portanto o Google quer a todo custo agradar o cliente dele mostrando os resultados mais relevantes, e é por isso que o algoritmo do Google é tão criterioso, para que estejam nas primeiras colocações os resultados que realmente merecem estar nas melhores posições do ranking para aquela busca em especial.

Volume de Buscas

Um outro detalhe que muitas vezes não lembramos, mas que é fundamental nesse mundo da Internet, é o real tamanho de um determinado nicho. Digamos que a palavra-chave “persiana preta” seja procurada no Google 1000 vezes por mês, os sites que estão na primeira página irão dividir entre si esses acessos de acordo com a posição do ranking que eles ocupam. Trago a seguir uma estatística que ilustra aproximadamente qual o percentual que cada posição do ranking no Google recebe de acessos dentro do volume de buscas de cada nicho específico:

1º lugar – 32,5%

2º lugar – 17,6%

3º lugar – 11,4%

4º lugar – 8,1%

5º lugar – 6,1%

6º lugar – 4,4%

7º lugar – 3,5%

8º lugar – 3,1%

9º lugar – 2,6%

10º lugar – 2,4%

Portanto, se a palavra-chave principal do seu negócio tem 1000 buscas mês, e você ocupa a primeira posição do ranking dessa palavra, o seu site terá em média 325 acessos provenientes desse ranking. Claro que um site bem otimizado alcança ranking para uma grande variedade de palavras e combinações, que assim trarão um composto maior de acessos para diferentes palavras.

Por isso que o trabalho de quem faz otimização de sites é tão importante. É uma área fundamental do marketing digital, que torna um site eficiente e faz com que ele funcione e assim passe a trazer retorno sobre o investimento que foi destinado a ele. Um ponto importante ainda é já solicitar para quem vai fazer a criação de sites, que já o faça inserindo uma otimização em sua publicação original, isso fará com que o site busque ranking no Google com mais velocidade e consequentemente trará retorno em menos tempo.

Espero ter esclarecido um pouco sobre esse mundo tão complexo que é o SEO, e que assim você entenda a importância dos profissionais do Marketing Digital nos dias de hoje. Toda empresa pode ser bem sucedida dentro da internet, independente do seu tamanho. Só é preciso lembrar que o sucesso não depende da sorte, mas sim de muito trabalho! E trabalho baseado em fatos, estatísticas, que mostrem o certo e o errado, para que possamos corrigir erros e evoluir como negócio.

Leonardo Hauschild

Marke Consultoria SEO
http://www.marke.com.br

por: Marketing Viewer

Comente






Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

51 9246.0751 | vm@veramuller.com.br
© MARKETING VIEWER 2017