Posicionamento: Geração de competitividade.

Algumas empresas estrategicamente definem o posicionamento de sua marca (posicionamento: como a empresa quer ser percebida por seus consumidores), porém a maioria das empresas não  possuem um posicionamento claro, vendem por oportunidade do momento – “mercado comprador”, resultando falta de personalidade e falta de planejamento de marca, então vida curta e baixo valor para as empresas.

A empresa sem posicionamento, não tem associações por parte do consumidor em relação à marca, esta marca sem proposta não tem valor, transita em um mercado sem “marcar” e sem identidade.

Em um mercado extremamente competitivo, dominado por multinacional, como a P&G ( Procter & Gamble), a Method, marca americana de produtos de limpeza doméstica entra no mercado, com um posicionamento diferenciado: designer das embalagens e um produto de limpeza que não é tóxico.  

Para se diferenciar,  tiveram uma ideia diferente para um setor no qual a funcionalidade é a alma do negócio. Eles contrataram Rashid (Karim Rashid –designer de empresas) para desenhar as embalagens de seus produtos. Em um ano, o faturamento da companhia dobrou para US$ 71 milhões e a imagem de detergentes e desinfetantes com suas linhas arredondadas e cores fortes ganhou o mundo, tornando-se um dos cases de maior sucesso do designer. “A Method é um bom exemplo de como marcas podem desenvolver um posicionamento e ganhar competitividade.

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Vera Müller

Mestre em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing pela UFRGS, denomina-se uma apaixonada pelo marketing e estratégias inovadoras. Cursou especialização na HEC Paris, MBA na ESPM em Porto Alegre, graduação em Administração de Empresa e Contabilidade na FACCAT é admiradora de marcas, estratégias e ideias inovadoras. Recentemente encontrou no esporte uma nova paixão, hoje é praticante de corridas e está sempre em busca de novos desafios.

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