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nov

Proposta da marca alinhada à inteligência de produto!

Uma marca para ser relevante no mercado deve ter uma identidade , ou seja, um valor distinto percebido pelo consumidor.

Esta identidade da marca deve ser clara e única , uma tarefa difícil, a qual exige brainstorming ,  planejamento  e branding.

Esta primeira fase é estratégica , onde se discute  a proposta da marca , e analisa-se  o público-alvo ;concorrência , pontos de distribuição, ambientes de marketing, estratégias de preço, estratégias de comunicação, estratégias de vendas e estratégias de produto.

Esta fase vai definir as diretrizes para os lançamentos dos  produtos da sua empresa , é essencial para o sucesso das vendas. Porém muitas vezes esquecida por alguns empresários.

Quando uma coleção  é desenvolvida deve estar alinhada com a proposta da marca. Este deve ser o mote estratégico da coleção. Então a primeira fase deve  atender  todas as perspectivas da empresa, deste  P&D (produtos e desenvolvimento), o qual denomino de inteligência de produtos até as vendas aos canais de distribuição , e por fim ao consumidor final.

Vou focar na inteligência de produto , com duas reflexões importantes.

Reflexão 1:Qual o “time” de lançamentos?

Esta é uma reflexão  importante : o “time” certo de lançar uma coleção, baseada em alguns critérios, como : logística, roteiro de viagem do representante, abertura de vitrines dos clientes, datas sazonais, feiras, clima, produção de amostras, compra de materiais…

Reflexão 2:Você já planejou os lançamentos de produtos para 2014 ?

Com o planejamento anual , a ansiedade em lançar modelos por coleção diminui, você pode lançar 9 a 12 books por ano  com uma maior eficácia de vendas,  ao invés de duas a quatro coleção  extensas. Pense estrategicamente o lançamento dos produto. A quantidade de linhas e modelos não garante o sucesso das vendas.

A proposta da marca deve ser o “guarda-chuva “ para o desenvolvimento dos produtos. A marca é um bem intangível e seu posicionamento é feito na mente dos consumidores, os quais tem expectativas em relação à promessa da marca.

O produto é a uma forma de tangibilizar a marca, ele deve traduzir a experiência da marca, então, deve estar  alinhado com a proposta de valor.

Alguns exemplos de benefício ofertado alinhada com a proposta de produto:

Se a marca oferece conforto o produto deve ser confortável;

Se a marca oferta design  o produto deve ter design;

Se o produto oferece performance o produto deve ser desenvolvido através de tecnologia e inovação.

Mas muitas marcas estão posicionadas nos grupos estratégicos citados através dos benefícios acima. Então é preciso decodificar este benefício com a identidade de sua marca.

Exemplificando : Conforto para marca XY é um valor distinto porque oferecer a tecnologia X e moda casual. Este manifesto pode ser o mote estratégico da inteligência de produto alinhada a proposta da marca.

A sua empresa já desenvolveu a primeira fase em que se desenvolve a proposta da marca?

*Este post foi publicado originalmente na revista Lançamentos.

 

 

 

 

 

por: Marketing Viewer

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