11
out

QR Codes

A gente já mostrou um “supermercado virtual” onde as compras são feitas através dos QR Codes dos produtos (relembre aqui) e agora vamos mostrar um pouco mais sobre essa ferramenta.

O QR code é um código de barras em 2D que pode ser escaneado pela maioria dos aparelhos celulares com câmera, basta possuir um aplicativo que decodifique as imagens e ter acesso à internet. No uso dessa ferramenta para ações de Marketing, é importante lembrar que, por mais que os smartphones e a internet móvel estejam popularizados, nem sempre o seu público-alvo pode ter acesso aos requisitos mínimos para desfrutar do conteúdo codificado.

Agora sim, o que realmente nos interessa: o uso da ferramenta.

Veja a ação “Favorite Places”, do Google, que destribuiu QR-Codes para diversos estabelecimentos que estavam mapeados no Google Maps:

Ao escanear o código, antes mesmo de entrar no estabelecimento, o cliente poderia conferir diversas informações sobre o local e, inclusive, opiniões de outros clientes dali.

O QR Code não se limita apenas à cartazes, hoje em dia ele é usado como um atalho para chegar às informações sobre um determinado assunto. Por exemplo, em cartões de visita, podemos acessar rapidamente o site da empresa onde a pessoa trabalha, ou mesmo o portfólio dela. Em ações nas ruas, com pessoas uniformizadas, pode-se aplicar a QR Code em forma de estampa, fazendo com que quem passe por elas possa acessar as informações sobre a ação.

Depois de decidido o uso do QR Code, é muito importante testar se a imagem te leva exatamente pra onde você escolheu.

E não esqueça que o conteúdo do QR Code será acessado através de um dispositivo móvel, portanto ele precisa ser suportado pelo mesmo.

Veja esse exemplo #FAIL que o Fabiano Goldoni encontrou:

Além de dar instruções erradas, o site não é feito para ser acessado no celular. Veja toda a “história” aqui.

 

 

por: Marketing Viewer

Comente






Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

51 9246.0751 | vm@veramuller.com.br
© MARKETING VIEWER 2017