08
jul

Qual a beleza de O Boticário?

Marca apresenta evolução em seu posicionamento na maior campanha publicitária de sua história, assinada pela AlmapBBDO

 

Uma convocação aos consumidores para que eles valorizem a beleza. Essa é a proposta de O Boticário, que estréia domingo, 06, a maior campanha publicitária dos 31 anos de sua história, com investimentos que chegam a R$ 31 milhões. ‘Acredite na beleza’ é o novo mote da companhia, com assinatura da AlmapBBDO. “Essa é uma ‘evolução’ do atual posicionamento. É a afirmação da nossa crença, de acreditar da relação que O Boticário sempre teve com a beleza e o bem estar”, conta Andréa Mota, diretora de marketing e vendas da marca. “Estar bonito faz bem para a auto-estima e gera admiração, algo intrínseco ao ser humano”, explica a executiva.

 

O primeiro filme – que conta com versões de 30 e 60 segundos – faz uma brincadeira com o público: questiona como seria o mundo sem a beleza. “A idéia é realmente mostrar como seria tudo bem diferente sem a vaidade”, conta Marcello Serpa, sócio e diretor geral de criação da agência. Já a segunda produção, que entra no ar em 15 dias, mostra o lado lúdico da beleza, que contagia até o meio ambiente. “Nossos departamentos de planejamento e criação trabalharam extremamente unidos nessa situação, sempre apostando nesse forte conceito de transformação”, explica Serpa.

 

O plano de mídia ainda engloba anúncios seqüenciais de cinco páginas para mídia impressa, que estarão nas revistas Veja, Época, Caras, Contigo e Quem, a partir do dia 13, além de ações na internet. “Pelo menos dezembro teremos esse posicionamento, que estará também na apresentação de produtos, em campanhas sempre alinhadas, com diferentes soluções propostas pela Almap”, conta Andréa.

 

Assinam a criação Renato Simões, André Kassu, Bruno Prosperi e Marcos Medeiros, com direção de criação de Marcello Serpa, Dulcidio Caldeira e Luiz Sanches. A Produtoras Associados foi a responsável pelos filmes, com direção de cena de Pedro Becker.

 

Crescendo para ganhar mais?

 

O Brasil possui o terceiro maior mercado de cosméticos, fragrâncias e higiene pessoal do mundo, logo atrás de Estados Unidos e Japão – veja quadro abaixo. Por aqui, dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) apontam que o setor encerrou o ano de 2007 com um faturamento de R$ 19,6 bilhões, um número 12% maior do que se comparado com o exercício de 2006.

 

Números de fevereiro deste ano da associação, ainda, apontam que existem mais de mil e quinhentas empresas atuando no mercado de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no Brasil, sendo que apenas 15 delas são de grande porte, com faturamento líquido de impostos acima dos R$ 100 milhões.

 

Um artigo de Paul Marshall, analista da EuroMonitor, companhia de pesquisa de mercado com mais de 30 anos de experiência, afirma que a chave para tanto crescimento do setor em toda América Latina é justamente esse mercado segmentado, com muitos consumidores tendo acesso à um sem número de produtos, das mais diversas marcas.

 

Na região, o crescimento chegou a 15% apenas no ano de 2007, enquanto no resto do planeta o incremento foi de menos de 6%. Segundo Marshall, não só no Brasil as vendas cresceram. A Venezuela percebeu um aumento incrível de 29%, seguida da Argentina, com 17% e Costa Rica, com 12%.

 

A ‘corrente de beleza’ do Boticário está justamente de olho nesse crescimento. As mudanças pretendem abocanhar mais consumidores para a rede, que é considerada a maior rede de franquias de cosméticos e perfumaria do mundo, com duas mil e quinhentas lojas no Brasil e mais de mil pontos-de-venda em 20 países de todo o globo. “Mudar é sempre positivo. Sempre passamos por mudanças e mostramos, assim, que sabemos escolher a melhor hora para cada alteração”, finaliza Andréa.

 

Nos últimos anos, a companhia viu seu faturamento alcançar R$ 2 bilhões em 2006 e chegar a R$ 2,4 bilhões em 2007, número 22% maior do que o ano anterior. Para o exercício de 2008, a empresa pretende crescer 16%, com um mix de cerca de 600 produtos em 12 diferentes categorias.

por: Marketing Viewer
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