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Qual a elasticidade de uma marca?

A marca é a soma de todas as características, tangíveis e intangíveis, que tornam determinada oferta única, é a personalidade formada não só pela sua aparência física, mas também por componentes históricos, emocionais e de caráter, cuja soma faz com que seja reconhecida pelo consumidor.

As motivações para adoção da estratégia de “estender uma marca” têm-se a otimização dos investimentos que podem resultar em um maior impacto no conhecimento e reconhecimento da marca, garantindo um maior recall da marca junto ao mercado consumidor, outra vantagem é a facilidade nos lançamentos de novos produtos, o que torna mais provável a experimentação de um novo produto por a marca já ser conhecida e reconhecida pelo consumidor.

Manter a identidade da marca é um dos grandes desafios dos gestores de marca, pois quando se estende uma marca em direções diferentes e opostas com identidade coerente é um desfio, um dos cuidados é não perder a essência da marca em nenhum momento, seja por lançamento de novos produtos ou prospecção de novos segmentos. A identidade de uma organização deve ser tão clara que através dela surgirá o padrão que medirá os seus produtos, comportamentos e ações.

Para não gerar confusão na mente do consumidor é extremamente importante que a promessa feita pela marca em todos os sentidos, seja percebida pelo consumidor, e sua ação seja coerente com a identidade de marca proposta, deve haver uma linguagem clara e consistente na comunicação com o público-alvo e os produtos coerentes com a proposta da marca.

A disciplina do composto de marketing se faz necessária para o sucesso da estratégia de extensão vertical de marca, ter uma distribuição coerente com o público-alvo, produtos diferenciados com valores percebidos pelos consumidores, comunicação eficaz em suas mensagens e preços compatíveis ao poder de compra de determinada classe.

 Uma única marca, no entanto, pode canibalizar as vendas e ser associada a preços inferiores, perdendo o valor e identidade da marca para as classes melhores remuneradas. A investigação do alcance de uma marca, ou seja, dos limites a que esta deve ser estendida, tanto em mercados mais caros, quanto no extremo oposto e a adequação do seu ponto de equilíbrio são vitais para o sucesso de seu desempenho.

Percebem-se marcas entrando em novos segmentos e em diferentes classes sociais, intensificando o relacionamento com o seu consumidor, estar presente na mente do consumidor é uma estratégia inteligente, se coerente com uma proposta única, a elasticidade de uma marca é possível quando sua identidade é respeitada e percebida pelo consumidor.

 

 

 

por: Marketing Viewer
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Categoria: Empresas, Marca

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