28
fev

Qual o posicionamento de sua marca?

O posicionamento de uma marca deve ser definido através de uma estratégia, analisando as capacidades de oferta da empresa e de seus concorrentes, pois deve ter uma vantagem competitiva distinta percebida pelo consumidor.

Quando uma empresa assume um posicionamento através de uma oferta diferenciada, deve cumpri-lo convincentemente, somente desta forma terá uma proposição de valor com benefícios percebidos pelos consumidores-alvos.

Para Al Ries e Jack Trout “o posicionamento começa com um produto, uma mercadoria, um serviço, uma empresa, uma instituição e até mesmo uma pessoa… Entretanto, posicionamento não é o que você faz para um produto. Posicionamento é o que você faz para a mente do comprador potencial. Você posiciona o produto na mente deste comprador potencial.”

Então é necessária a definição do público-alvo o qual a marca deseja atender, através de uma oferta diferenciada, que a empresa tenha capacidade de oferecer, a qual os concorrentes não tenham condições de ofertar neste mercado-alvo.

A empresa deve ter a estratégia de posicionamento clara e alinhada em todas as áreas da empresa, para que o posicionamento seja sustentável. A tática do posicionamento é praticada no mercado pelo mix de marketing (produto, distribuição, preço e comunicação).

Em uma sociedade com uma comunicação massiva, onde o consumidor é exposto diariamente por uma comunicação intensiva, o posicionamento claro interfere na eficácia da comunicação.

Lembrando que o posicionamento não deve ser confuso e superficial, pois influencia na percepção que o consumidor terá da marca.

A identidade da marca é o posicionamento da empresa, são associações que o consumidor tem em relação a ela e que vão interferir no processo de compra e na hora da escolha de determinado produtos e ou serviço.

Qualquer empresa pode trabalhar com a estratégia de diferenciação como vantagem competitiva, mesmo quem trabalha com commodity. O importante é analisar seus pontos fortes e oportunidades de mercado, verificando quais os atributos e benefícios podem ser oferecidos ao mercado e comunicar aos consumidores.

Marcas com posicionamento claro e sustentável têm vida mais longa, como Havaianas, Leite Moça, Nike…, pois ocupam um lugar na mente do consumidor de forma distintiva, são relevantes em sua categoria.

A diferenciação oferecida pela empresa gera custo o qual é transformado em benefício ao consumidor, deve-se avaliar se este custo é compatível com o benefício percebido, se a estratégia está correta, pois o investimento financeiro deve agregar valor à marca e rentabilidade ao negócio.

Os colaboradores de sua empresa conseguem responder de forma clara:

Qual o posicionamento de sua marca?

O posicionamento da marca é uma vantagem competitiva?

O Posicionamento da marca é percebido pelo consumidor- alvo?

Se os colaboradores de sua empresa responderam de forma clara e similar, sua empresa tem um posicionamento como vantagem competitiva, se não conseguiram responder as questões acima, sugiro começar a trabalhar a estratégia de posicionamento para sua marca.

por: Marketing Viewer
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