23
jun

Qual o seu planejamento pessoal?

Você alguma fez já escreveu o seu planejamento pessoal? Eu pergunto, pois normalmente desenvolvemos o planejamento estratégico nas organizações e não temos um planejamento pessoal.

Eu acho essencial uma pessoa desenvolver seu planejamento pessoal, para ter um caminho a seguir em sua vida, pois o tempo passa tão rápido e muitas vezes temos a sensação de que o tempo passou e não realizamos os nossos sonhos.

Sonhos sem planejamento são ilusões, precisamos planejar nossos sonhos para tornarem-se realidade. Desde 1996, quando estava na graduação de Administração de Empresa, comecei a desenvolver o meu planejamento pessoal e ao passar dos anos fui aprimorando o método, algumas vezes com mais dedicação outras nem tanto.

E fui observando que quando não me empenhava, ou dispersava do foco o qual tinha escrito, sentia-me confusa e frustrada. Claro que todo o planejamento deve ser revisto e adaptado a realidade atual.

Nas linhas seguintes vou descrever o método que utilizo para fazer o meu planejamento pessoal. Espero que seja útil para a sua vida.

Primeiramente desenvolvi a minha missão, visão e valores:

Missão: Razão de sua existência.

Visão: Como você quer estar daqui a cinco anos.

Valores: Desenvolva valores importantes para a sua vida, sugiro descrever no máximo cinco valores, e quando “genérico” como: respeito, ética etc. fazer uma pequena explicação sobre sua perspectiva.

Após desenvolver os norteadores acima, sugiro desenvolver sua matriz SWOT (oportunidade e ameaça/ pontos fortes e pontos fracos), conforme tabela abaixo. Oportunidades e ameaças são variáveis incontroláveis, as quais você não tem poder de mudá-las e pontos fortes e pontos fracos são variáveis controláveis as quais você tem poder de transformá-las em suas vantagens competitivas.

Oportunidade Ameaças
Pontos Fortes Pontos Fracos

 

O passo seguinte é dividir a sua vida em áreas importantes para a sua auto-realização plena. Eu dividi o planejamento pessoal nos seguintes aspectos:

  1. ASPECTO FINANCEIRO;
  2. ASPECTO PROFISSIONAL;
  3. ASPECTO ESPIRUTUAL;
  4. ASPECTO AFETIVO;
  5. ASPECTO FÍSICO – SAÚDE;
  6. ASPECTO INTELECTUAL.

Em cada aspecto você deve analisar sua situação atual, e colocar uma meta factível, a qual você almeja alcançar em um ano. Todos os aspectos devem ter algum indicador, para que você possa acompanhar o seu desempenho. O acompanhamento deve ser no mínimo quinzenal, para que você possa avaliar os indicadores e fazer os ajustes necessários.

Simples, com este planejamento pessoal você tem um “mapa de sua vida”, em todas as áreas importantes para tornar os seus sonhos em realidade.

Desenvolver sua marca pessoal pode garantir seu sucesso profissional e sua felicidade. A construção de uma marca corporativa começa pelo planejamento estratégico de marketing. O desenvolvimento de sua marca pessoal começa pelo seu planejamento pessoal. Oportunidades aparecem para quem está preparado. Sucesso!


por: Marketing Viewer
Tags:
Categoria: Concursos, Estratégia

2 Comentários para “Qual o seu planejamento pessoal?”

  1. Professora Vera, muito interessante este planejamento pessoal, vou aproveitar e fazer o meu.

  2. Marketing Viewer Vera Muller disse:

    Elton

    Fico feliz que tenhas gostado do post! Vou retornar sobre o seu projeto hoje à noite .

    Abraço

    Vera Muller

Comente






Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

51 9246.0751 | vm@veramuller.com.br
© MARKETING VIEWER 2017