Starbuck e McDonald´s

Em um contra-ataque ao McDonald’s, que lançou no Brasil um cardápio específico para o café da manhã no ano passado, a Starbucks começou a oferecer opções para as refeições matinais.

 

As duas redes americanas acirraram a disputa por clientes desde que o McDonald’s decidiu avançar mundialmente no segmento de cafeterias, com a bandeira Mc Café. A maior cadeia de fast food do mundo também começou a desenvolver e comercializar bebidas geladas, copiando um dos itens mais emblemáticos da Starbucks, os “frapuccinos”.

 

O mercado de café da manhã mostrou ser uma atraente fonte de lucros. No Brasil, porém, as duas cadeias americanas enfrentam um poderoso competidor nesse segmento: as padarias, principalmente no mercado paulista.

 

Buscar por novos clientes ou estender o atendimento aos atuais é uma estratégia de marketing, pois estas empresas possuem uma marca forte e têm acesso aos consumidores.  Além de diluírem seus custos fixos, querem estar presentes junto aos consumidores em momentos especiais, como o café da manhã. É gostoso começar o dia com a marca do coração e um delicioso café, acompanhado de guloseimas. Estratégias inteligentes, dinheiro no caixa e consumidor feliz: sonho de qualquer empresa que almeja o sucesso.


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Vera Müller

Mestre em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing pela UFRGS, denomina-se uma apaixonada pelo marketing e estratégias inovadoras. Cursou especialização na HEC Paris, MBA na ESPM em Porto Alegre, graduação em Administração de Empresa e Contabilidade na FACCAT é admiradora de marcas, estratégias e ideias inovadoras. Recentemente encontrou no esporte uma nova paixão, hoje é praticante de corridas e está sempre em busca de novos desafios.

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