Store experience A criatividade no ponto de venda evidência a experiência de compra

 

A evidência física é um dos pês do marketing de serviços, que envolve todo o lay-out da loja, como os diversos pontos de contato físicos, que envolvem a marca e o consumidor.

Independente do target demográfico (como idade, renda, escolaridade), alinhada a proposta da marca, a criatividade no ponto de venda proporciona ao consumidor uma experiência única, por estar inserido em um ambiente diferenciado, desenvolvido especialmente  às pessoas que se identificam com as ideias, valores e causas da marca.

Pensar estrategicamente o ponto de venda , respondendo  duas questões importantes.

1-    O lay-out do ponto de venda está alinhado com a proposta da marca?

2-    Qual a experiência que o lay –out da loja oferece ao consumidor?

Após um avaliação estratégica  respondendo as questões acima, deve-se verificar a flexibilidade do ponto de venda em inovar-se.

A elasticidade do ponto de venda deve ser concebida no desenvolvimento estratégico da marca, pois deve ter um custo compatível com os recursos financeiro da empresa à necessidade da “repaginação  visual da loja”, que deve estar previsto em um planejamento anual.

A repaginação da loja , faz parte da experiência ao consumidor, através de cenários atraentes, os quais podem ser inspirados em filmes, séries como Breaking Bad (foto do site http://www.vimer.com.br/), moda, tendência, novelas, países, cidades, bares, pubs, esporte…

O ambiente criativo envolve todos os pontos de contato desde a vitrine até o interior da loja, claro sem abusar do excesso, deve-se cuidar com a poluição visual.

Muitos trades, estão investindo recursos financeiros e estratégicos em e-commerce e deixando de lado o mote estratégico “store experience”. Oferecer experiência de compra ao consumidor.

Com este mote estratégico você pode reter e atrair novos clientes. O momento de desenvolver ou rever  o planejamento estratégico para 2014 é agora. Os recursos financeiros são limitados para estratégias ilimitadas. Fazer escolhas estratégicas implica em renúncias estratégicas, ou seja, a marca ser reconhecida por algo distinto.Se você atua no mercado de varejo sugiro que pense em store experience.

breaking bad

*Publicado originalmente no Jornal Exclusivo

 


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Vera Müller

Mestre em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing pela UFRGS, denomina-se uma apaixonada pelo marketing e estratégias inovadoras. Cursou especialização na HEC Paris, MBA na ESPM em Porto Alegre, graduação em Administração de Empresa e Contabilidade na FACCAT é admiradora de marcas, estratégias e ideias inovadoras. Recentemente encontrou no esporte uma nova paixão, hoje é praticante de corridas e está sempre em busca de novos desafios.

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