Super Bowl

O Super Bowl é um dos eventos que para o país inteiro. Este ano, no dia 5 de fevereiro os Estados Unidos vai parar para assistir a partida entre New England Patriots e New York Giants.

O evento nasceu de uma fusão entre as 2 maiores ligas de futebol americano em 1966: a National Football League e a American Football League.

Ele reúne tanta gente, que desde o Super Bowl XXXVI (realizado após aos ataques de 11 de setembro) a segurança do evento é organizada oficialmente pelo Serviço Secreto dos Estados Unidos.

Além disso, o jogo é transmitido através dos canais NBC e CBS para todos os Estados Unidos, e é exatamente neste ponto que eu queria chegar. Essa audiência gigantesca trouxe ao futebol americano a influência da publicidade e do marketing, transformando o esporte no maior centro da comunicação mercadológica mundial, onde o custo de um comercial de 30 segundos chegou a US$3.000.000,00 (três milhões de dólares).

E a transmição nada mais é do que um grande espetáculo: o hino Nacional é cantado por uma celebridade antes do jogo e nos intervalos também há shows de outros artistas. Além do jogo em si, claro, outro grande momento esperado são os comerciais! Sim, pois as marcas que anunciam no Super Bowl criam grandiosos filmes especialmente para a ocasião.

O que já rola pela internet são Teasers dos comerciais que vão rodar nos intervalos do grande evento.

A Volkswagen aposta em Star Wars novamente, depois do mini Darth Vader, é a vez da Marcha Imperial ser entoada por cachorros:

Outro teaser que já está no ar é um com Matthew Broderick, onde ele revive o personagem Ferris Bueller, de “Curtindo a Vida Adoidado”

Hoje com quase 50 anos, aparece no filme vestindo um roupão, como no filme de John Hughes.

“Como posso pensar em trabalho em um dia como esse?”, diz o personagem.

________________________________________________________________________________________

UPDATE (30/01/2012 | 12:15):

O comercial com Matthew Broderick é da Honda e eles acabaram de lançar uma versão estendida:


Compartilhe:

Vera Müller

Mestre em Gestão Empresarial com ênfase em Marketing pela UFRGS, denomina-se uma apaixonada pelo marketing e estratégias inovadoras. Cursou especialização na HEC Paris, MBA na ESPM em Porto Alegre, graduação em Administração de Empresa e Contabilidade na FACCAT é admiradora de marcas, estratégias e ideias inovadoras. Recentemente encontrou no esporte uma nova paixão, hoje é praticante de corridas e está sempre em busca de novos desafios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *