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Uma promessa! Uma marca!Um propósito!

A marca é o elo entre a empresa e o consumidor. A empresa promete através da marca produtos e serviços com benefícios emocionais e funcionais. As marcas querem conquistar o coração, a  mente e a alma do consumidor.

Em um mercado com tantas opções nacionais e internacionais, onde a concorrência deixa de estar em um espaço físico e transforma-se em um “clic” uma nova descoberta em um ambiente virtual. Como estar presente na mente do consumidor  e ser reconhecida pela liderança de uma categoria?  

A marca transcende o produto, pois são associações que os consumidores têm em relação à marca, os vínculos emocionais estão na esfera da intangibilidade.

As marcas são construídas pela diferenciação na ousadia em surpreender. Ser reconhecida por ser única. Distinta  com um propósito que inunda a alma e faz bem ao ego e autoestima do consumidor.

Não importa o tamanho da empresa ou o segmento em que atua. Fazer bem, mesmo estando em um negócio simples, mas que encante o consumidor. Uma atitude pode fazer a diferença.

Os níveis da marca desenvolvidos por David Aaker (em ordem crescente): Conhecimento, Empatia, Diferenciação e Relevância, pode ser um ponto de partida para a primeira reflexão sobre a estratégia da marca da sua empresa.

Conhecimento: Sua marca é conhecida no mercado em que atua?

Empatia: Capacidade em compreender as necessidades e desejos do consumidor.

Diferenciação: Os benefícios oferecidos pela marca devem ser percebidos pelos consumidores, os quais os seus concorrentes não oferecem.

Relevância: Sua marca é sinônimo da categoria em que atua. Como sabão em pó para a marca OMO.

Qual o nível que sua marca está? Qual a estratégia para alcançar o nível seguinte? Como manter-se no nível desejado?

São perguntas importantes para a segunda reflexão. Desenvolver a habilidade de pensar a marca em sua empresa, ou seja, todos envolvidos devem estar alinhados aos valores da marca, para que sua estratégia tenha sucesso.

 Para desenvolver a habilidade de pensar a marca é importante que o posicionamento, a sua identidade seja clara e relevante para todos os pontos de contato da marca.

Quando uma marca não tem seu posicionamento claro, o consumidor não entende a sua proposta. Responder as perguntas de Al Ries: Qual a marca?Qual o benefício? Para quem? São fundamentais para a construção da marca.

Enfim uma marca é uma promessa que deve ser compreendida pelos seus colabores para que chegue sem ruído aos consumidores. Para conquistar seu coração, mente e alma.

 

 

por: Marketing Viewer
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