15
set

Valor =benefício – custo

A fórmula de valor = benefício – custo, é de Philip Kotler, (referência internacional na área de marketing), comento com meus alunos que marketing não vende preço, mas vende valor.

O benefício da fórmula refere-se à benefício emocional, benefício de status ou benefício funcional, os quais são construídos através de associações que o consumidor tem em relação a determinada marca.

Kotler também  comenta que marketing é atender as necessidades e desejos do ser humano, Maslow através da “Pirâmide de Maslow” descreve as cinco necessidades do ser humano, da base da pirâmide ao topo, seguem as necessidades: Fisiológicas (necessidades de sobrevivência, como sede,fome..), segurança (tenho necessidade de sentir me seguro), afeto (preciso sentir-me amado por amigos, família,marido…), auto-estima ( sentir-me bem)  e no topo auto –realização( necessidade suprida à nível intelectual, todas as necessidades abaixo devem estar supridas).

Em cima da fórmula do valor e a Pirâmide de Maslow, pode-se afirmar que a marca Natura vende auto-estima. Nas aulas de marketing pergunto aos meus alunos: Qual a composição do batom?  Ninguém sabe responder, porque na verdade nós mulheres não compramos “um bastão chamado batom” ), mas compramos auto- estima.

Os cosméticos e produtos de beleza são a forma que a Natura viabiliza seu negócio: auto- estima. São através dos benefícios que gero valor para a marca, o benefício da beleza e o benefício do bem estar bem, são a plataforma para atender o desejo de auto- estima, que todas nós mulheres temos.  

Qual necessidade e desejo que seu negócio atende? Quais os benefícios o seu negócio oferece ao consumidor? Qual o valor da sua marca? Você vende preço ou valor?

As perguntas acima devem ser respondidas e avaliadas para verificar qual o posicionamento de sua marca no mercado, lembro que quando falo de benefício refiro-me a “benefício percebido”, pois não adianta a minha empresa oferecer benefício que não é percebido, pois este torna-se custo e preço alto pela ótica do consumidor.olho1

 

 

por: Marketing Viewer
Tags:
Categoria: Marca

1 Comentário para “Valor =benefício – custo”

  1. Joel Figueiró disse:

    Eu preciso conversar sobre isso com a direção da minha empresa.Muito bom.

Comente






Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada

51 9246.0751 | vm@veramuller.com.br
© MARKETING VIEWER 2017