21
jun

#Valor distinto!

O significado no dicionário para a palavra distinto : Que não se confunde com outro. Diferente.  Que não faz parte do outro. Destacado.

Algumas perguntas frequentes  na consultoria  de marketing   : 1)Qual o valor distinto da marca  XY? 2)Como os clientes  da marca XY percebem este valor distinto? 3) Os clientes estão dispostos a pagar por este valor distinto?

Identificar o valor distinto é um processo essencial para o desenvolvimento  da vantagem competitiva da marca. Este estudo inicia-se na origem da marca e suas competências. Investiga-se a história da marca em  sua raiz.

O valor distinto é decodificado como posicionamento da marca, transformando-se em um propósito, uma causa estratégica, o qual deve ser sustentado por suas estratégias e táticas, para que o posicionamento seja consistente e relevante.

Esta marca através do posicionamento deve ocupar um lugar de destaque na mente do cliente “Ser uma  marca relevante  na decisão de compra”.

#Insight da Estratégia: Valor distinto igual a  posicionamento percebido pelos clientes.

Para a  fase tática ,  algumas perguntas  importantes: 1) Como os clientes percebem o posicionamento da marca? 2) Quais ações são  desenvolvidas em relação ao posicionamento da marca ? 3) Como o posicionamento será revitalizado?

Um dos segredos do sucesso , está em alinhar a estratégia da marca com a tática, ou seja, praticar o posicionamento da marca  como um mantra.

Um desafio que consiste em acreditar na marca, em suas estratégias, no poder de renovar-se no propósito da marca, ser inovador sem perder sua essência.

#Insight da Tática : Transpirar o posicionamento da marca full time, garantindo um espaço de destaque na mente do clientes. Gerar uma experiência única.

No significado da palavra distinto, destaca-se também : Que não se confunde com outro”. Não adianta estrategicamente ter um posicionamento único, e as ações da marca  como cópias dos concorrentes.

Por que deve-se refletir sobre o tema proposto nesta coluna?  As empresas precisam acreditar em suas estratégias. Identificar os seus valores de marca, ter um posicionamento claro, percebido e implementado por seus colaboradores. Valorizado por seus vendedores como argumento de negociação. Transformar estratégias em resultados .

#Insight do resultado versus indicador:  Conversão do posicionamento em vendas.

Publicado originalmente no Jornal Exclusivo -junho 2014-Francal

 

por: Marketing Viewer

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